O Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam) interditou semana passada as obras de drenagem pluvial que estavam sendo construídas debaixo de uma figueira localizada às margens da rodovia MS-156, perto de uma rotatória na saída para Itaporã.
Segundo Rogério Yuri Kintschev, diretor presidente do Imam, a empresa que está erguendo um conjunto habitacional na localidade teria iniciado os trabalhos sem o alvará obrigatório que é expedido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
“Para este caso específico de obras de drenagem é preciso uma autorização do Imasul, a qual os responsáveis ainda não possuíam, por isso, os trabalhos foram interrompidos até que tudo esteja regularizado”, disse Yuri.
A figueira originária de 1910 foi tombada como patrimônio histórico através da Lei Municipal 3386/2010, de autoria dos vereadores Humberto Teixeira Júnior e José Carlos Cimatti.
De acordo com Yuri, apesar de ter algumas pequenas raízes atingidas durante a abertura da vala para instalação das tubulações, a árvore não foi prejudicada. “Segundo Lei, a vala deveria estar a uma distância do raio da copa da figueira e não bem embaixo, como notificamos. Porém, mesmo assim não houve danos ambientais”, disse.

Mín. 17° Máx. 28°
