Sábado, 12 de Junho de 2021 16:04
(67) 99607-2306
Geral Barbosinha

Projeto de Barbosinha quer garantir acesso de garis a banheiros públicos e de comércios no MS

Segundo o parlamentar o Projeto de Lei é uma contribuição da Procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul, Claudia Elaine Novaes Assunção

01/06/2021 13h20
Por: Redação Fonte: Assecom - IMPACTONEWS
Projeto de Barbosinha quer garantir acesso de garis a banheiros públicos e de comércios no MS

Um Projeto de Lei apresentado nesta terça-feira (1º) pelo deputado estadual Barbosinha (DEM-MS) quer obrigar órgãos públicos e estabelecimentos comerciais (bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, shopping centers, entre outros) a disponibilizarem, de graça, banheiro para uso de garis e demais trabalhadores da limpeza urbana aqui no Mato Grosso do Sul.

“Estamos falando da dignidade da pessoa humana, uma atitude que todas as pessoas já deveriam adotar, independente de legislação”, enfatizou Barbosinha”.

De acordo com o Projeto as instalações sanitárias devem ser adequadas à legislação vigente, sobretudo no que se refere à acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Caberá ao órgão de proteção de defesa do consumidor, o PROCON/MS, inspecionar o cumprimento da legislação no que concerne aos estabelecimentos comerciais privados, aplicando a devida penalização nos casos de descumprimento.

“Nem sempre os comerciantes permitem a utilização dos banheiros de seus estabelecimentos pelos garis, em alguns casos, em que permitem o acesso, os banheiros não apresentam condições higiênicas adequadas”, justificou o deputado.

 “A sociedade precisa entender que todos os trabalhadores têm direito de usufruir dos espaços acessíveis ao público. Ser tratado de maneira digna é um Direito Constitucional de todos, os trabalhadores de limpeza urbana desempenham papel essencial para o bem-estar coletivo e saúde ambiental de uma cidade”, defendeu o deputado.

Segundo o parlamentar o Projeto de Lei é uma contribuição da Procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul, Claudia Elaine Novaes Assunção.

Vale ressaltar que no Distrito Federal a legislação já é válida, assegurando a esses profissionais o direito de utilizar os banheiros em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais.

O Projeto agora segue para análise nas Comissões de mérito da Casa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Estado de Mato Grosso do Sul - MS

Estado de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul

Sobre o município
As noticias do Estado de Mato Grosso do Sul
Dourados - MS
Atualizado às 16h48 - Fonte: Climatempo
23°
Tempo aberto

Mín. 13° Máx. 23°

23° Sensação
11.3 km/h Vento
27.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol
Anúncio
Anúncio