A Prefeitura de Deodápolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início às ações do Junho Prata, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. A mobilização visa sensibilizar a população sobre os direitos da pessoa idosa e os mecanismos de combate a todas as formas de violência.
Nesta terça-feira (11), uma palestra promovida pela equipe técnica do CREAS — formada por psicóloga e assistente social — foi realizada com as participantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na sede do município. O encontro abordou temas como o envelhecimento digno, os tipos de violência mais comuns contra idosos e os canais disponíveis para denúncias.
De acordo com a equipe organizadora, o objetivo da campanha é promover o respeito, a dignidade e a valorização da pessoa idosa, além de reforçar que a violência é crime, conforme previsto na Constituição Federal, no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e no Código Penal.
Durante o mês de junho, outras ações educativas e informativas serão realizadas pela rede de proteção social do município.
Em caso de suspeita ou confirmação de violência contra idosos, a orientação é denunciar por meio do Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima.