O Ministério Público Federal (MPF) organizará sessões de escuta pública para abordar a qualidade da educação básica em Deodápolis e Laguna Carapã, no Mato Grosso do Sul. Estas cidades foram selecionadas como parte de um projeto-piloto que visa aprimorar a educação nessas localidades.
A primeira reunião será realizada em Deodápolis no dia 4 de julho, às 8 horas, na Escola Municipal Cícero Reinaldo da Silva. Em Laguna Carapã, a sessão acontecerá no dia 5 de julho, no mesmo horário, no Centro Multiuso da Prefeitura Municipal.
O projeto, conduzido pelo MPF através do Ministério Público pela Educação (MPEduc), busca envolver gestores de educação, pais, alunos, professores e outros membros da comunidade escolar.
A primeira etapa do projeto inclui a coleta de dados sobre vários aspectos das escolas, como alimentação, transporte, inclusão, questões pedagógicas e infraestrutura.
Também serão avaliados o funcionamento dos conselhos sociais, como o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Essas informações serão coletadas por meio de questionários eletrônicos preenchidos por representantes das escolas e conselhos, bem como pelos gestores municipais. As escutas públicas e visitas às escolas também são parte do processo, permitindo uma participação mais ampla da comunidade e proporcionando dados valiosos para os procuradores do MPEduc.
A iniciativa visa promover uma interação ativa entre a comunidade e o sistema educacional, buscando soluções colaborativas para melhorar a qualidade da educação básica em Deodápolis e Laguna Carapã.
Mín. 21° Máx. 33°