Domingo, 23 de Junho de 2024
18°C 34°C
Deodápolis, MS
Publicidade

Cidade Empreendedora facilita a abertura de empresas e fomenta o empreendedorismo em Deodápolis

Executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, programa ampliou o número de abertura de empresas na cidade e melhorou o ambiente de negócios

11/06/2024 às 08h50
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Cidade Empreendedora facilita a abertura de empresas e fomenta o empreendedorismo em Deodápolis

Fortalecimento do comércio local, promoção da agricultura familiar, consolidação do associativismo e melhorias dos processos da gestão municipal. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Deodápolis, executado desde março de 2023, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.

Nesta segunda-feira (10), os resultados desse trabalho foram celebrados com a entrega de uma placa ao prefeito de Deodápolis, Valdir Sartor, feita pela gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis, em reconhecimento ao empenho da gestão municipal para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios. O ato simboliza o encerramento do programa Cidade Empreendedora no município.

“Nós plantamos a semente e agora colhemos os frutos. O Cidade Empreendedora foi muito importante na área de empreendedorismo, acredito que a gente conseguiu despertar o interesse da nossa população e mostrar para quem já empreende no nosso município que o horizonte é muito amplo e é possível melhorar e contribuir para o desenvolvimento de Deodápolis. Agora respiramos outro ar, e percebo uma motivação maior nos nossos empresários, principalmente, na área do comércio e da agricultura familiar”, destacou o líder do executivo.

A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Deodápolis focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas pelo município são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.

Confira as principais ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora em Deodápolis:

Apoio ao comércio local: O programa Cidade Empreendedora atua no município melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte ao pequeno empresário com capacitações e orientações. Neste sentido, foram realizados cerca de 2.600 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. deste número, foram alcançadas mais de 500 empresas distintas em Deodápolis.

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. O número de formalização de microempreendedores individuais durante a execução do programa, de março de 2023 a abril de 2024, aumentou 10% se comparado com o mesmo período anterior ao programa. Atualmente, no município são 654 MEIs ativos. Além disso, houve a abertura de 216 novas empresas em Deodápolis durante a execução do Cidade Empreendedora, resultando em um aumento de 33%. Ao todo, são 1.228 empresas ativas na cidade.

Dentre as ações realizadas para fomentar o empreendedorismo, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empresários e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, em março de 2024, com a participação de 500 pessoas. Além disso, outras 64 ações foram realizadas com a comunidade, impactando cerca de mil pessoas no município, como palestras, oficinas e a realização de dois Happy Hours de negócio.

Com o foco em qualificação profissional para o empreendedorismo ou recolocação no mercado de trabalho, outra ação promovida foi a realização de cursos por meio de unidades móveis de capacitação – uma iniciativa do programa MS Qualifica, realizado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS) e outras entidades do Sistema S. Deodápolis já recebeu cursos das seguintes áreas: Panificação, Mecânica Automotiva e Costura.

Por meio do Cidade Empreendedora, também foi inaugurada uma Sala do Empreendedor em Deodápolis. O espaço fica na Rua João Ferreira de Lima, em anexo ao terminal rodoviário, e é um ponto de apoio a quem deseja empreender ou já possui uma empresa no município com orientações e qualificações na área. Para o funcionamento do local, o Sebrae/MS disponibilizou uma identidade visual e um kit composto por notebooks e camisetas.

O associativismo como uma ferramenta importante para trazer mais visibilidade aos empreendedores e auxiliá-los na conquista de novos mercados, foi outra vertente trabalhada pelo Cidade Empreendedora em Deodápolis. Com o apoio do Sebrae/MS e da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), foi estruturada no município a Associação Comercial Empresarial e Industrial de Deodápolis (ACEID). Os empreendedores receberam suporte para a consolidação da associação e confecção de um planejamento estratégico.

Melhoria da gestão pública e compras governamentais: Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população. Isso possibilitou, por exemplo, maior celeridade para a abertura de empresas no município.

Com a execução de um plano de desburocratização feito pelo Sebrae para Deodápolis, a administração municipal implementou a RedeSim – ferramenta eletrônica que possibilita ao empresário fazer o procedimento de forma on-line, sem a necessidade de apresentar documentos impressos, pois a plataforma concentra em um só lugar dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na junta comercial de Mato Grosso do Sul.

Além disso, o município passou a dispensar as empresas classificadas como atividades de baixo risco de atos públicos de liberação, como alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e ambientais, o que facilitou o processo e trouxe mais dinamismo. As mudanças possibilitaram a redução de 65% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente o procedimento é feito na cidade em média em 19h, de acordo com o site da RedeSim do Governo Federal.

Já na área de Compras Públicas, a equipe também recebeu consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente e conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006. Também foi feito um trabalho no âmbito das compras públicas rurais, para auxiliar a prefeitura a adquirir mais itens dos produtores da agricultura familiar via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Cerca de 20 produtores da agricultura familiar também foram acompanhados, por meio de atendimentos na área técnica e de gestão para a melhoria da produção e qualidade de produtos oferecidos, de modo que possam ampliar as vendas e identificar novos mercados, incluindo, fornecer produtos para administração municipal.

Nesse contexto de incentivar o município a adquirir produtos de pequenos produtores, Deodápolis participou em 2024 do SuperChef Merendeiras – uma competição voltada às profissionais de todo o estado. Além de promover a capacitação e valorizar o trabalho desenvolvido pelas merendeiras nas escolas, a iniciativa exigiu a criação de receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar, fomentando o empreendedorismo no campo. Com a receita da “Galinhada Nutritiva” a merendeira Marta Soares, conquistou o 1º lugar no município e disputou a fase estadual, em Campo Grande.

Fomento à cultura empreendedora: Cerca de 100 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, em 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento. Uma das ações foi a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada a estudantes do ensino fundamental.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Deodápolis podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Deodápolis, MS
22°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 34°

22° Sensação
2.44km/h Vento
50% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
07h16 Nascer do sol
06h04 Pôr do sol
Seg 34° 20°
Ter 35° 22°
Qua 32° 17°
Qui 27° 14°
Sex 28° 13°
Atualizado às 00h02
Economia
Dólar
R$ 5,43 +0,00%
Euro
R$ 5,81 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,13%
Bitcoin
R$ 370,652,88 +0,79%
Ibovespa
121,341,13 pts 0.74%
Lenium - Criar site de notícias