Sexta, 15 de Outubro de 2021
19°

Pancada de chuva

Deodápolis - MS

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que prorroga prazo para agricultor afetado por quebra da safra pagar dívida

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Schreiner: risco das operações de crédito é dos agentes financeiros A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastec...

20/09/2021 às 09h47 Atualizada em 20/09/2021 às 09h47
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Schreiner: risco das operações de crédito é dos agentes financeiros - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Schreiner: risco das operações de crédito é dos agentes financeiros - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto que estende o prazo para agricultores pagarem dívidas do crédito rural no caso de frustrações de safra ou problemas de mercado. Entre os casos previstos para quebra da safra estão praga, doença, estiagem, seca, excesso hídrico, enchente e outros fenômenos naturais adversos.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Jose Mario Schreiner (DEM-GO) ao Projeto de Lei 5555/19, do deputado Luis Nishimori (PL-PR), que altera a Lei da Política Agrícola. O relator retirou do texto a proibição de inscrever o devedor em cadastros de restrição de crédito.

"O risco das operações de crédito é dos agentes financeiros. Seria impróprio vedar a possibilidade de avaliar a capacidade de pagamento do tomador, sob risco de se desestimular a oferta de recursos para financiamento rural", argumentou Schreiner.

O relator elogiou a proposta pelo objetivo de evitar o endividamento pernicioso e a perda de patrimônio em função de cobrança judicial do débito. "É importante assegurar em lei essa proteção aos produtores rurais."

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Deodápolis - MS Atualizado às 00h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 23°

Sáb 25°C 18°C
Dom 26°C 17°C
Seg 30°C 16°C
Ter 32°C 18°C
Qua 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Anúncio