Sábado, 12 de Junho de 2021 17:14
(67) 99607-2306
Cidades Boa noticia

Mato Grosso do Sul consegue aval e vai vacinar por faixa etária

Como vacinação de classes prioritárias não foi concluída, serão reservadas 30% das doses a esse grupo

28/05/2021 08h50
Por: Redação Fonte: Campo Grande News
MS recebeu aval e imunização terá como foco a faixa etária da população (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
MS recebeu aval e imunização terá como foco a faixa etária da população (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mato Grosso do Sul conseguiu nesta quinta-feira (27) aprovação de órgão superior para colocar em prática a vacinação por faixa etária, independente da pessoa ter ou não comorbidade. Resolução da SES (Secretaria de Estado de Saúde) com os critérios e detalhes será publicada na sexta-feira (28).

Após aprovação ontem (26) em assembleia do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e hoje em reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), a proposta será deliberada ainda em encontro do CIB (Comissão Intergestores Bipartite) neste fim de tarde, definindo os detalhes da mesma.

"Já fomos vitoriosos [sobre a aprovação]. Vamos fazer uma CIB de forma extraordinária, às 17h, para deliberarmos isso e a partir de amanhã liberar a vacinação por idade", explica o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Durante os encontros do Conass e do CIT, ele conseguiu apoio de outros secretários de Saúde para colocar a ideia em prática, além de conseguiu o sinal positivo de representantes do Ministério da Saúde sobre a vacinação por faixa etária.

Divisão das vacinas - Por ora, a vacinação deve ser apenas para pessoas com idade entre 60 e 55 anos. Em Mato Grosso do Sul, a vacinação nessa modalidade 'emperrou' na faixa dos 59 anos, ficando os que estão abaixo dessa idade de fora.

Já a vacinação do público considerado prioritário ainda não foi concluída em várias cidades. Atualmente, o critério de base são as comorbidades e profissões. Diante da não conclusão desses grupos, será feito uma divisão das vacinas.

Ao todo são 28 públicos considerados prioritários, sendo reservados 30% das doses para a continuação da imunização desses grupos, enquanto outros 70% das doses serão destinadas para aplicação por faixa etária, foco da imunização de SES.

Construção e indústria - A prefeitura de Campo Grande ampliou nesta quinta-feira (27) o calendário de vacinação contra a covid-19, abrindo também a imunização para trabalhadores industriais e também os da construção civil.

Ambos devem ter a partir dos 45 anos, assim como os caminhoneiros. Já trabalhadores de transporte de segmentos específicos com 18 anos ou mais estão liberados para se vacinarem. Também foram convocadas pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca até o dia 27 de março para a aplicação da segunda dose.

Campo Grande recebeu na quarta-feira (26) cerca de 20 mil doses da Astrazeneca. O município já vacinou 266.699 pessoas, sendo 29,43% da população. Destas, 122.916 tomaram a segunda dose, o que representa 13,57% da população.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 18h09 - Fonte: Climatempo
23°
Tempo aberto

Mín. 13° Máx. 23°

23° Sensação
9.9 km/h Vento
40.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol
Anúncio
Anúncio