Sábado, 12 de Junho de 2021 16:16
(67) 99607-2306
Região Em Dourados

Estrutura de emergência será criada e tenda é instalada no Hospital da Vida

O equipamento é parte de uma estrutura de emergência criada para o fluxo de pessoas no atendimento da saúde

27/05/2021 08h11
Por: Redação Fonte: Dourados News
Equipamento foi instalado em frente ao Hospital da Vida, mas prefeitura ainda não definiu como a tenda será utilizada - Crédito: Dourados News/Hedio Fazan
Equipamento foi instalado em frente ao Hospital da Vida, mas prefeitura ainda não definiu como a tenda será utilizada - Crédito: Dourados News/Hedio Fazan

A Prefeitura de Dourados instalou uma tenda da Defesa Civil na rua Toshinobu Katayama, em frente ao Hospital da Vida. O equipamento foi montado na noite de ontem (26), despertando curiosidade e preocupação em quem passava pelo local. Conforme a assessoria de comunicação da administração municipal, a forma de uso ainda está sendo definida. O trânsito na via, no trecho entre as ruas Ciro Melo e Oliveira Marques, está impedido. 

O equipamento é parte de uma estrutura de emergência criada para o fluxo de pessoas no atendimento da saúde. “Porém, não está delimitado como vai funcionar e quais pacientes serão. Só a estrutura montada, por enquanto”, disse a Assecom.

Questionada se seria parte de uma estratégia para triagem de pacientes da Covid-19, a assessoria informou que, inicialmente, não.

No entanto, ainda conforme apurado pelo Dourados News, “como a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] está sobrecarregada, pode ser que o fluxo para outras situações [de atendimento médico, sem ser Covid] tenha que ser remanejado. Mas, não tem nada confirmado ainda. Talvez seja definido hoje, mas nada certo ainda”, diz a assessoria.

No ano passado, em abril, ainda com apenas seis casos confirmados de coronavírus em Dourados, uma das medidas adotadas pelo Comitê de Gerenciamento de Crise Local foi promover uma reestruturação do HV de modo a atender os pacientes de casos suspeitos para evitar que o vírus se propagasse para outras pessoas que também estavam internadas com outras doenças e necessidades (confira aqui). 

No local, as tendas foram montadas para fazer a triagem dos pacientes.

Na época, o porta-voz do Comitê, o médico Frederico Oliveira Weissinger [que depois viria a tornar-se secretário municipal de saúde], relatou que a equipe planejava dividir o HV em dois, sendo um lado para atender pacientes com coronavírus e o outro para trauma.

Já em Setembro de 2020, cinco meses depois, as tendas continuavam no local, mas sem nenhuma utilização específica envolvendo a pandemia. O equipamento, inclusive, passou a servir de abrigo para moradores de rua (confira aqui).

Questionada pela reportagem do Dourados News na época, a então gerência do HV justificou que na verdade as tendas teriam sido instaladas para alojamento dos profissionais da área da enfermagem e para uso como refeitório, mas os ambientes não foram aproveitados deste modo porque o hospital não era mais referência para Covid-19. Depois, as estruturas foram desmontadas por não terem sido consideradas mais necessárias no enfrentamento da pandemia no município.

Situação crítica

Desde ontem (26), o prefeito Alan Guedes (PP) e todos os secretários municipais participam de reuniões para discutir novas medidas para o enfrentamento à Covid-19 na cidade, que foi classificada como 'bandeira cinza', de risco extremo, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). 

A cidade teve registro de 226 novos casos positivos ontem, atingindo o maior índice do Estado nas últimas 24h. Desde o começo da pandemia, já são 31.012 pessoas infectadas e 486 óbitos, sendo 283 de moradores de outras localidades atendidos na rede de saúde do município.

O cenário crítico tem ainda mais de dois meses consecutivos com 100% de taxa de ocupação diária de leitos de UTI Covid na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) e o boletim epidemiológico desta quarta-feira revelou um novo recorde na fila de espera por vagas, com um total de 55 pacientes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Dourados - MS
Atualizado às 17h08 - Fonte: Climatempo
23°
Tempo aberto

Mín. 13° Máx. 23°

23° Sensação
11.3 km/h Vento
27.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol
Anúncio
Anúncio