Sexta, 14 de Maio de 2021 01:05
(67) 99607-2306
Região Dourados

Saúde ativa 4 UTI's Covid no HV e transfere leitos clínicos para outros hospitais

Os 10 novos leitos de UTI-Covid são fruto de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, também com incentivos da iniciativa privada.

20/04/2021 13h26
Por: Redação Fonte: Dourados News
Novos leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida ainda não começaram a operar ou receber pacientes; até o momento, são quatro em fase de finalização de infraestrutura - Crédito: Divulgação/Assecom
Novos leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida ainda não começaram a operar ou receber pacientes; até o momento, são quatro em fase de finalização de infraestrutura - Crédito: Divulgação/Assecom

A ativação de 10 novos leitos de UTI para atendimento de pacientes da Covid-19 no Hospital da Vida ainda não foi concluída pela Prefeitura de Dourados, que pretendia iniciar o atendimento no último domingo, dia 18, conforme anunciado pelo prefeito Alan Guedes em 10 de abril (confira aqui).

Segundo confirmado pela Assecom (Assessoria de Comunicação) da prefeitura, até o momento, são apenas quatro desses espaços que estão em fase de finalização da estrutura para de fato começarem a operar.

“A equipe está realizando a montagem e a previsão é que finalizem nesta segunda-feira (19).  A liberação de novos leitos ocorre conforme a disponibilidade dos quartos. Atualmente, dois estão em processo de adaptação, que representa quatro novos leitos”, disse por nota.

A assessoria explicou ainda que o processo de ativação caminha gradativamente porque leitos clínicos estão sendo desativados para a abertura das novas UTIs e ainda não houve a transferência desses pacientes para outras unidades hospitalares.

Para a implantação dos 10 novos leitos de UTI, serão desativados no Hospital da Vida um total de 20 leitos clínicos (ou de enfermaria). Cada quarto onde funcionam 4 leitos clínicos possui espaço físico para 2 leitos de UTI, por conta da demanda de equipamentos, instalações elétricas e hidráulicas que um leito de UTI exige.

“A decisão foi tomada de forma conjunta com a SES diante da mudança do perfil dos pacientes que aguardam atendimentos para a Covid-19. [...] O número de pacientes que necessitam de leitos de UTI tem se sobressaído ao número de paciente para leitos clínicos, assim sendo, devido à falta de leitos para atendimentos graves, pactuou-se junto ao Governo do Estado a abertura de mais 10 leitos de UTI. A ação visa prestar um atendimento mais completo uma vez que a fila é formada por pacientes que estão aguardando leitos de UTI em locais que não estão preparados para os atendimentos de emergência, onde muitas vezes o paciente evolui para intubação”, justificou.

Questionada sobre para onde irão os pacientes que deixam de ser atendidos nos 20 leitos clínicos do HV, a assessoria da prefeitura informou que os mesmos serão remanejados para outras unidades, o que já foi definido em parceria com o Governo do Estado.

“A pactuação com o Governo do Estado definiu que os pacientes de leitos clínicos serão referenciados para o Hospital Regional de Dourados, Hospital Evangélico e/ou SIAS [Sociedade Integrada de Assistência Social] de Fátima do Sul”.

Os 10 novos leitos de UTI-Covid são fruto de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, também com incentivos da iniciativa privada. 

A SES entregou para a prefeitura 10 ventiladores pulmonares, 10 monitores multiparamétricos, 10 camas elétricas e 20 bombas de infusão. Com os equipamentos, o HV de Dourados sai de 10 para 20 UTI’s-Covid, além das 20 UTI’s clínicas. A unidade hospitalar, que é referência no atendimento a infectados pelo coronavírus, atende pacientes de Dourados e também da macrorregião.  

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 01h58 - Fonte: Climatempo
15°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 22°

15° Sensação
12.5 km/h Vento
63.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Domingo (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio