Sexta, 05 de Março de 2021 10:24
(67) 99607-2306
Cidades Jateí

Jateí ganha destaque Estadual em Projeto inédito de ressocialização com detentas do presídio

Essa parceria inédita no Estado possibilita que reeducandas do regime fechado trabalhem fora dos muros do presídio, em favor da a sociedade.

23/09/2020 09h40 Atualizada há 5 meses
Por: Redação Fonte: Elias Ferreira
Jateí ganha destaque Estadual em Projeto inédito de ressocialização com detentas do presídio

JATEÍ - O projeto inédito de ressocialização de presas em Jateí ganhou esta semana repercussão na mídia estadual. Veículos de comunicação, inclusive da capital, destacaram o convênio no município que envolve o trabalho de detentas do presídio local na manutenção da limpeza urbana. Além da ressocialização e a consequente inclusão social, as reeducandas ainda são remuneradas pelo serviço prestado.

O projeto no município é apontado como referência quando o assunto é ressocialização de presos. Jateí é pioneiro no uso de mão-de-obra carcerária, promovendo a inclusão e combatendo o preconceito. O projeto é fruto de convênio entre a Prefeitura, governo estadual, Agência de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e Vara de Execução Penal, possibilita a ressocialização de detentas do Estabelecimento Penal Feminino de Jateí. O trabalho também conta com o apoio do Ministério Público Estadual. 

O trabalho das reeducandas consiste basicamente na limpeza e varrição de ruas, mantendo a cidade limpa e com bom aspecto visual. O convênio foi firmado há mais de dois anos e foi interrompido por dois meses em função da pandemia, mas foi retomado no mês de agosto com os cuidados sanitários necessários, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

Essa parceria inédita no Estado possibilita que reeducandas do regime fechado trabalhem fora dos muros do presídio, em favor da a sociedade.   

Para garantir uma atuação ainda mais digna, a Prefeitura local estruturou um local adequado para que as internas fiquem alojadas após o expediente. De acordo com a diretora do presídio, Solange Pereira da Silva, o local funciona como uma extensão do presídio, que possui alojamentos e solário, voltado para as dez internas que desenvolvem ocupação produtiva por meio desse convênio. 

A iniciativa existe há dois anos e busca a reinserção social, colaborando também para a população, com a garantia de locais mais limpos e cuidados. Devidamente uniformizadas, as internas executam os trabalhos, com acompanhamento de agentes penitenciários e orientação da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Dourados - MS
Atualizado às 11h16 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

28° Sensação
21.6 km/h Vento
55.4% Umidade do ar
67% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens