Sexta, 18 de Setembro de 2020 15:08
(67) 99607-2306
Região Dourados

Quase 1,5 mil douradenses moram em áreas com risco de enxurradas e inundações

O Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil foi publicado nesta quinta-feira (3/9) no Diário Oficial

04/09/2020 08h12
Por: Redação Fonte: Dourados News
Cerca de 900 moradores do Cachoeirinha estão em área de risco - Crédito: Adriano Moretto/Dourados News/Arquivo
Cerca de 900 moradores do Cachoeirinha estão em área de risco - Crédito: Adriano Moretto/Dourados News/Arquivo

Estudo que servirá de orientação para atuação da Defesa Civil até o próximo ano mapeou as principais regiões em Dourados com histórico de inundações e enxurradas. Ao todo, 1.488 moradores do perímetro urbano de Dourados residem em locais com risco potencial de desastres relacionados ou provocados por fenômenos ambientais.

O Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil foi publicado nesta quinta-feira (3/9) no Diário Oficial.  O perímetro urbano de Dourados foi dividido em quatro partes, elencando dez bairros em situação de vulnerabilidade. 

Entre as localidades destacadas, chama a atenção a situação do bairro Cachoeirinha. O plano indica que cerca de 900 moradores deste bairro podem ser afetados por possíveis enxurradas ou inundações. O Jardim Clímax e o Jardim Londrina também são destacados na região Sudoeste.

Na região Nordeste da cidade foram listados os bairros Jardim Santa Hermínia, com risco de enxurrada, além dos bairros Residencial Pantanal e Vila Nova Esperança com histórico de enxurradas e inundações bruscas. 

São apontados com “potencial destrutivo dos processos hidrológicos” também partes dos bairros Jardim do Bosque, João Paulo II, Jardim Santo André, Jardim Colibri e Jardim Santa Felicidade.  

Além destas localidades do perímetro urbano, são considerados como áreas de risco também o setor Industrial, por causa da possibilidade de emissão de gases tóxicos, além da Reserva Indígena Federal, onde vivem 13 mil pessoas em aproximadamente 2,6 mil moradias, conforme dados apresentados no Plano de Contingência.

PREVENÇÃO 

Com o intuito de aprimorar os mecanismos de prevenção, o estudo apresenta dados sobre o município de Dourados, entidades envolvidas, telefones úteis, sistemas de acionamentos para atendimentos, além do mapeamento dos locais com problemas recorrentes. Os eventos adversos mais comumente ocorridos na cidade são alagamentos, enchentes, inundação, enxurrada, vendavais e incêndios florestais. 

Em conjunto com o setor administrativo da COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), serão realizados, caso necessário, a notificação no Sistema Integrado de Informações de Desastres - S2ID, Decreto de Atuação Emergencial, Decreto de Situação de Emergência e Decreto de Estado de Calamidade Pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 16h00 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

30° Sensação
13.2 km/h Vento
22.5% Umidade do ar
67% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens