Quinta, 22 de Outubro de 2020 08:52
(67) 99607-2306
Região Dourados

Sociedade de Infectologia cobra medidas urgentes da prefeitura contra o coronavírus

A entidade diz que “vem monitorando os relatórios oficiais, e nos últimos dias, o número global de casos confirmados de COVID-19 no município de Dourados ultrapassou a marca de 100 casos por 100 mil habitantes

15/06/2020 09h13
Por: Redação Fonte: Dourados News
Nota de alerta da Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul questiona Prefeitura de Dourados sobre fechamento do comércio e interrupção do transporte público - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo
Nota de alerta da Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul questiona Prefeitura de Dourados sobre fechamento do comércio e interrupção do transporte público - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

A Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul divulgou nota de alerta por meio da qual cobra urgência na aplicação de medidas de contenção da epidemia do novo coronavírus (Covid-19) em Dourados. Além de cobrar mais transparência sobre a ocupação de leitos hospitalares, questionou a prefeitura sobre o fechamento do comércio e a interrupção do transporte público.

O documento obtido pelo Dourados News foi assinado na sexta-feira (12) e ressalta que “permitir a propagação descontrolada não deve ser uma escolha de nenhuma gestão, pois prejudicará não apenas os cidadãos daquele local, mas também afetará outros territórios vizinhos”.

A entidade diz que “vem monitorando os relatórios oficiais, e nos últimos dias, o número global de casos confirmados de COVID-19 no município de Dourados ultrapassou a marca de 100 casos por 100 mil habitantes, com curva ascendente de casos novos, bem como aumento da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI”.

“Nota-se ainda número importante de profissionais de saúde infectados com risco de comprometimento do atendimento à população. Enquanto vivenciamos esse momento sombrio no Estado, a Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul reforça a todas as autoridades do município de Dourados, que a propagação desse vírus pode ser significativamente acelerada, na ausência da implementação de atividades robustas de contenção e controle”, pontua a nota.

A publicação cita ainda que “diversos países no mundo mostraram que a propagação do vírus pode ser retardada e o impacto reduzido por meio da adoção de ações efetivas e universalmente aplicáveis de distanciamento junto à sociedade”. “O distanciamento social efetivo evita a necessidade de fechamento radical e maiores prejuízos à saúde, sociais e econômicos”, acrescenta.

Além disso, a Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul diz ser necessário que o município de Dourados “divulgue a taxa de ocupação global (por todas as causas) dos leitos existentes de UTI, diariamente, bem como da ocupação destes leitos por COVID-19”.

Cobra ainda que a administração municipal “informe à população a eficácia das medidas já estabelecidas de contenção do vírus, bem como qual a previsão para adoção de medidas mais rígidas de distanciamento social, como por exemplo, o fechamento do comércio e interrupção do transporte público, para evitar o esgotamento desses leitos e a maior letalidade associada à doença”.

Por fim, a nota de alerta considera que “para evitar essa disseminação é necessário reforçar e apoiar as ações de vigilância epidemiológica integrada na região e aumentar a testagem populacional”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Dourados - MS
Atualizado às 09h48 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 34°

28° Sensação
22.9 km/h Vento
41.8% Umidade do ar
67% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.