Seguranças patrimoniais que fazer o monitoramento de áreas invadidas nas imediações do Anel Viário, em Dourados, procuraram a reportagem do Dourados News mais uma vez para denunciar a proximidade ameaçadora de indígenas ocupantes das propriedades. Além disso, eles relatam que os invasores ainda teriam efetuado disparos contra o container onde está instalada uma espécie de guarita dos profissionais.
O vídeo produzido na tarde de ontem, 25, (veja ao final da matéria) mostra dois homens se aproximando do local e aparentemente armados, eles expressam movimentos em tom de ameaça.
Imagens encaminhadas pelo canal Ligado na Redação, via WhatsApp, mostram afundamentos na lataria do container, que segundo o segurança Anderson Baes, teria sido provocado por disparos feitos pelos indígenas. Os tiros teriam ocorrido no sábado (21) e boletins de ocorrência já foram registrados na Delegacia de Polícia Civil da cidade.
O Dourados News vem acompanhando a situação das áreas invadidas naquela região e, conforme mostrou em reportagem ontem (25), preocupa a segurança pública e lideranças da Reserva Indígena, devido o iminente risco de confronto.
O comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva, relatou em entrevista que reconhece a legitimidade da luta pela terra, mas avalia a situação em Dourados como baderna. Segundo ele, os indígenas não só ameaçam os seguranças, como também agentes da polícia. Ele considera que enquanto a situação não for esclarecida juridicamente, os perigos de ocorrências graves permanecerá.
O líder indígena Gaudêncio Benitez avalia de forma semelhante, dizendo que há uma necessidade das autoridades competentes em tomar uma postura que coloque fim na ‘guerra pela terra’.
LIGADO NA REDAÇÃO
A denúncia dos seguranças foi encaminhada por meio do canal ‘Ligado na Redação’, um contato de WhatsApp onde o leitor sugere pautas e temas a serem analisados pela equipe de jornalistas do Dourados News. Envie a sua denúncia, flagrante ou sugestão: 67 9 98603221
Mín. 16° Máx. 20°
