Probel
Sicredi
Eliton - Diego Farma & Farma
Fronteira

Incêndios fora de controle no Paraguai cobrem Ponta Porã de fumaça

Nesta terça-feira, existem pelo menos 2.580 focos de incêndio em várias regiões do Paraguai, a 150 km da fronteira

10/09/2019 14h04
Por: Redação
Fonte: Campo Grande News
Nuvem de fumaça provocada por incêndios no Departamento de San Pedro, a 100 km de MS (Foto: Aguaray Notícias)
Nuvem de fumaça provocada por incêndios no Departamento de San Pedro, a 100 km de MS (Foto: Aguaray Notícias)

Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense a 323 km de Campo Grande e separada por uma rua do território paraguaio, está embaixo de fumaça por causa dos incêndios fora de controle em várias regiões do país vizinho. Mesmo com intenso calor e sol forte, a terça-feira parece nublada na Linha Internacional.

Do outro lado da fronteira, o fogo atinge parques ambientais, propriedades rurais e até vilarejos, principalmente nos departamentos (equivalentes a estados) Alto Paraná, San Pedro e Canindeyú e o Chaco paraguaio, região inóspita ao norte do país.

As áreas onde as chamas estão concentradas ficam a pelo menos 100 km do território sul-mato-grossense. Entretanto, há incêndios também em Amambay, departamento vizinho de Mato Grosso do Sul, cuja capital é Pedro Juan Caballero, cidade-gêmea de Ponta Porã. Um desses locais é o Parque Nacional de Cerro Corá, a 60 km de Ponta Porã.

De manhã, a organização ambiental Guyra Paraguay denunciou que só hoje existem 2.580 focos de incêndio registrados principalmente no Alto Paraná, San Pedro e Canindeyú, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, na região de Paranhos. Os focos foram detectados pela Nasa, a agência espacial norte-americana.

De acordo com a ONG, os incêndios alcançaram níveis críticos em áreas do Bosque Atlântico do Alto Paraná, que inclui áreas de Canindeyú, San Pedro, Amambay e Concepción. São pelo menos 220 focos em áreas públicas protegidas. Só na Reserva Natural do Bosque Mbaracayú, em Canindeyú, são pelo menos 64 mil hectares devastados pelo fogo.

Nos últimos sete dias foram 4.592 focos somente na chamada região oriental do país e 7.853 focos nas últimas 12 horas em todo o Paraguai.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 04h14
20°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 19°
20°

Sensação

15 km/h

Vento

42.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Eliton - Construmil
Gi Atelier - Inst
Supremo Disk Chopp
Eliton - Escola Denise
Municípios
Nicolly Laços
Mercearia Juninho
Lanchonete Point
Últimas notícias
Eliton - Auto Brilho
Comercial 101
Mais lidas
Eliton - TEC
Eliton - HPM