Terça, 11 de dezembro de 2018
(67) 99607-2306
Deodápolis

09/10/2018 às 16h39

112

Eliton Santos

Deodápolis / MS

Comunidade participou de ‘mobilização’ do Plano de Saneamento Básico de Deodápolis
O evento aconteceu no Centro de Múltiplo Uso com a participação de diversas pessoas
Comunidade participou de ‘mobilização’ do Plano de Saneamento Básico de Deodápolis
Foto: Eliton Santos

Os produtos E&F (Programas, projetos e ações) relacionados ao Plano de execução do Plano de Saneamento Básico do município de Deodápolis foram apresentados na tarde desta terça (9) no Centro de Múltiplo Uso com a participação de diversas pessoas. Entre munícipes e autoridades, estiveram presentes Secretários, Diretores, o Prefeito Valdir Sartor e os Vereadores Márcio Teles (Presidente atual do Legislativo) e o Vereador Casquinha. 

A empresa responsável pela elaboração (Optimale) realizou uma apresentação detalhada do Plano de Saneamento Básico demonstrando aos presentes todos os detalhes das ações que o município irá desenvolver e as metas que deverão ser implementadas no período de 20 anos. O Plano de Saneamento Básico possuirá as metas, que poderão ainda ser revistas a cada 4 anos de acordo com as demandas municipais. No evento ficou evidente que, se o município não o tiver, a partir de 2019 deverá ter problemas na busca por recursos federais. 

“Nós nos preocupamos em realizar o projeto de drenagem e agora todas as ações de pavimentação deverão ter a drenagem de águas pluviais também. Será em torno de 14 milhões de reais que deverão ser contemplados com drenagem. Nós iremos avançar bastante nesta parte. Sobre o esgotamento sanitário, temos assegurados ainda para este ano em torno de 3 milhões e 700 mil reais em recursos para iniciar as obras de esgoto doméstico. A nossa estação de tratamento de esgoto, nós vamos liberar para funcionar ainda neste ano. Temos 173 ligações na rede que depende de alguns ajustes e uma pequena ampliação e daí será colocada em funcionamento pela Sanesul ainda neste ano. Este projeto de coleta e tratamento de esgoto não para!” destacou o Prefeito Valdir Sartor que discursou demonstrando as ações do município já na área ambiental. 

O Prefeito também destacou que, nas estradas vicinais o município já atua com um modelo padrão que visa a construção de lombadas de contenção de aguas e caixas de deposição de material solido para que tal material não vá aos córregos causando contaminação e assoreamento. 

“Nós estamos trabalhando em todas as frentes para que no futuro estejamos adequados ao Plano de Saneamento Básico. Estamos realizando um projeto amplo de identificação de todas as propriedades rurais que margeiam os nossos córregos, nascentes e rios. Estas ações serão implementadas ainda neste ano com o apoio do Ministério Público, Agraer e produtores rurais. Isso tudo são os primeiros passos para que em breve o nosso município esteja 100% correto nas questões ambientais!” destacou.

FONTE: Impacto News

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium