A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) formou cerca de 450 agentes voluntários em nove das 11 edições da Caravana da Saúde. Eles estão preparados para atuar na prevenção e socorro nos mais diversos casos de desastres.
A capacitação foi realizada nas cidades de Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba e Campo Grande, também atendendo aos municípios vizinhos dessas microrregiões.
Os novos agentes tiveram aulas didáticas e práticas de combate a incêndio florestal e urbano, de radiocomunicação emergencial e noções de atendimentos pré-hospitalar, política nacional de proteção e defesa civil, noções sobre gestão de risco, mapeamento de área de risco, psicologia em desastres e planos de contingência. Tudo para atender à população visando reduzir as perdas materiais e evitar mortes.
"Cada aluno recebeu do Estado seu colete padronizado de Defesa Civil, um certificado de aptidão e cada município participante ganhou uma barraca de apoio. Todos os cursos e auxílios foram dados para oferecer mais proteção à população sul-mato-grossense", explicou o coordenador Estadual de Defesa Civil coronel Isaias Bittencourt.
A cerimônia de encerramento será realizada no auditório da governadoria na próxima sexta-feira (20), às 14h30. Na ocasião, os últimos certificados e coletes serão entregues aos 59 agentes formados em Campo Grande.
Mín. 18° Máx. 22°
