Já pensou em tomar, todo ano, cinco litros de veneno? De acordo com o Instituto Nacional do Câncer é o quanto os brasileiros consomem de agrotóxico. O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos desde 2008. De acordo com a Anvisa, enquanto o mercado mundial dos agrotóxicos cresceu 93%, no Brasil esse crescimento foi de 190%.
Em Campo Grande, há seis anos é realizada a Feira dos Orgânicos, que incentiva e promove o consumo de alimentos orgânicos. Com apoio da Sedesc, os produtores têm instruções e cursos para manter suas plantações sem agrotóxicos. E de acordo com o Departamento de Agronegócio da Sedesc, será investido R$ 300 mil em dois projetos para melhorar ainda mais a produção: a revitalização da feira realizada na Praça do Rádio e a implantação da plasticultura.
De acordo com a superintendente do Departamento de Agronegócio da Sedesc, Karla Nadai, a revitalização é importante para atrair mais produtores e clientes, trazendo mais atenção à feira. “Em Campo Grande mais de 85% do hortifrúti consumido vem de outros estados, com esses projetos podemos incentivar a produção, além de promover o consumo de orgânicos, por conta do alto índice de agrotóxico consumido pelo brasileiro”, revela.
A Feira dos Orgânicos é realizada na quarta-feira, na Praça do Rádio, e no sábado no estacionamento da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Por enquanto, são 62 produtores trabalhando com orgânicos na Capital.
Mín. 18° Máx. 22°
