Estudantes das universidades públicas de Dourados fecharam por uma hora o terminal de transporte coletivo na manhã desta quinta-feira. A ação é por reivindicações e melhorias na prestação de serviço da empresa que explora a concessão no município, a Medianeira.
Segundo os universitários, os ônibus estão sucateados e alguns não possuem acessibilidade para atender a população. Entre as 6h e 7h, nenhum veículo entrou ou saiu do local e os passageiros transitavam pelo lado de fora da Praça Antônio Alves Duarte, anexa ao transbordo.
“Queremos transporte de qualidade para nós e os trabalhadores. Precisamos de mais linhas para a Cidade Universitária e bairros. Às vezes ficamos duas horas aguardando um ônibus chegar no campus para irmos embora”, relatou a estudante do segundo ano de Pedagogia e uma das líderes da manifestação, Gisele dos Santos.
Durante o período em que ficaram no terminal, os estudantes gritaram palavras de ordem e logo depois saíram em passeata pela rua Camilo Ermelindo da Silva e avenida Marcelino Pires, parando na Praça Antônio João, onde avaliaram o ato como positivo.
Apesar da primeira manifestação não ter atraído um grande público, os universitários acreditam que serve para chamar a atenção da população para os problemas do transporte em Dourados.
“Sou ex-integrante do MPPL (Movimento Popular pelo Passe Livre) e em 2013 e naquela época ocorreu desta maneira [poucas pessoas], mas depois as pessoas começam a se envolver mais”, disse o acadêmico do sétimo semestre de Ciências Sociais da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Rodolfo Dias Pinto.
Após a movimentação, os estudantes não descartam a realização de outro manifesto nos próximos dias. Outro bloqueio ao terminal estava previsto para as 11h, porém, não ocorrerá.

Mín. 17° Máx. 28°
