A Prefeitura Municipal de Ivinhema informou que, no dia 2 de março de 2025, às 19h50, ocorreu um ataque cibernético do tipo ransomware nos departamentos de Tributação e Contabilidade. O incidente pode ter comprometido dados pessoais de contribuintes.
De acordo com o comunicado oficial, entre as informações possivelmente acessadas estão nome, CPF, RG, endereço, telefone, data de nascimento e estado civil. Até o momento, não há indícios de que esses dados tenham sido utilizados de forma indevida ou ilegal, pois estavam criptografados pelos invasores, que exigiram um resgate para a liberação das informações.
A prefeitura afirmou que já comunicou o caso às autoridades competentes e está adotando medidas de segurança para minimizar os impactos do ataque. Como precaução, recomendou à população que redobre a atenção com ligações, mensagens e e-mails suspeitos que possam tentar obter informações sensíveis.
Os serviços afetados incluem a emissão de Nota Fiscal Eletrônica e o funcionamento da Plataforma do IPTU on-line, que estão temporariamente fora do ar para restauração.
Para mais informações, a prefeitura disponibilizou um canal de atendimento com a Encarregada de Dados, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 99639-9987.
A administração municipal afirmou que está trabalhando para solucionar o problema e garantir a segurança dos dados da população.
VEJA ABAIXO A PUBLICAÇÃO