Mato Grosso do Sul Fátima do Sul
Operação afasta diretoria do IPREFSUL que aplicou R$ 7 milhões no Master
IPREFSUL foi alvo da Polícia Federal e tenta reaver o dinheiro na Justiça
01/06/2026 16h53
Por: Redação Fonte: Campo Grande News
Instituto de Previdência Social de Fátima do Sul foi alvo de operação da PF. (Foto: Reprodução)

Operação da PF (Polícia Federal) resultou no afastamento da diretoria do IPREFSUL (Instituto de Previdência Social de Fátima do Sul), que investiu R$ 7 milhões no Banco Master em 2024. A instituição financeira acabou falindo no ano passado. O afastamento é por 15 dias.

A ação foi realizada na última quarta-feira (dia 27) e também incluía a suspensão cautelar do exercício das funções públicas de alguns investigados. No dia seguinte, em 28 de maio, o prefeito Wagner Roberto Ponsiano, o Wagner da Garagem, publicou portaria designando os interinos para os cargos de diretor-presidente e diretor financeiro do IPREFSUL.

Conforme o documento, registrado no Diário Oficial do município, a medida foi para dar continuidade nas atividades administrativas da autarquia previdenciária municipal. Em reunião extraordinária do conselho deliberativo, houve indicação temporária dos servidores para exercer interinamente atividades essenciais do IPREFSUL.

Continua após a publicidade

O secretário de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, Osvaldo Vieira dos Santos, foi designado para exercer as funções de diretor-presidente do instituto de previdência, “enquanto perdurar o afastamento cautelar instrumental da diretora-presidente titular, em razão de decisão judicial prolatada'. A diretora do IPREFSUL era Claudete Rodrigues dos Santos.

O interino no cargo de diretor financeiro é Maicon Jonas Divieso de Oliveira. A medida vale enquanto perdurar o afastamento da diretora financeira titular. Ao todo, a Justiça afastou cinco pessoas, sendo três diretores, um membro do conselho e um funcionário.

Continua após a publicidade

No dia da operação, por meio de nota divulgada na internet, o IPREFSUL informou que o investimento em Letras Financeiras do Banco Master foi norteado com o único e claro objetivo de diversificação da carteira, projetando a melhoria da rentabilidade e atingimento da meta atuarial.

“Sendo assim, estamos certos de que nenhum de nós obteve qualquer vantagem pessoal relativa a este aporte financeiro, e com a consciência tranquila de que todo o processo foi conduzido dentro da normalidade, legalidade e impessoalidade, e isso restará provado ao final das diligências', informa o comunicado.

Continua após a publicidade

O instituto detalha que já ingressou com representação judicial contra o Banco Master com o objetivo de obter o ressarcimento integral dos valores.

“Ratificamos! O banco e seus ativos estavam aptos e validados para operarem no mercado financeiro! Se há algum crime, este foi praticado pelos fraudadores e não por nós, que investimos tão somente para obter a rentabilidade financeira do patrimônio do RPPS!'.

O Campo Grande News não conseguiu contato com o IPREFSUL e nem com a ex-diretora.