Dourados Reservas indígenas
Ministro cobra inclusão da reserva indígena em ações municipais após liberação de obras
Ordem de serviço autoriza saneamento em Dourados e reforça necessidade de execução de recursos já disponíveis
03/04/2026 17h33
Por: Redação Fonte: Redação
Imagem: Campo Grande News

A ampliação da rede de esgoto e do sistema de abastecimento de água na reserva indígena de Dourados foi autorizada após a assinatura da ordem de serviço pelo ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, e pela presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O documento era o último passo necessário para liberar o início das obras, aguardadas há décadas pelas comunidades indígenas da região. Com a autorização, a Sanesul está apta a iniciar os planos de trabalho e a execução das intervenções.

A Funai é responsável pela regulamentação de obras em territórios indígenas, e a formalização permite o início das atividades no local.

Continua após a publicidade

Durante agenda na aldeia Jaguapiru, o ministro cobrou que o município de Dourados inclua a reserva indígena no planejamento de execução de recursos destinados à limpeza urbana, com orçamento superior a R$ 900 mil já disponível.

Além disso, a Defesa Civil Nacional destinou R$ 1,3 milhão ao município para aquisição de insumos e apoio às equipes de saúde que atuam na região.

Continua após a publicidade

A execução dos recursos e das obras é acompanhada por lideranças indígenas, que cobram transparência na aplicação dos investimentos e efetividade nas ações voltadas às comunidades.