Mato Grosso do Sul MS
MS é o 2º do Centro-Oeste em agressões a médicos: Frente Parlamentar inicia debate sobre violência e valorização dos profissionais da saúde
O encontro que reunirá  autoridades e representantes do setor, marca o início de um espaço permanente de diálogo e construção de políticas públicas para combater a violência e fortalecer a valorização desses trabalhadores.
15/09/2025 16h52
Por: Redação Fonte: Assessoria

Em uma ação voltada à valorização e proteção de quem está na linha de frente do cuidado com a vida, a  deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) realiza, no dia 24 de setembro, às 14h, a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

O encontro que reunirá  autoridades e representantes do setor, marca o início de um espaço permanente de diálogo e construção de políticas públicas para combater a violência e fortalecer a valorização desses trabalhadores.

Os números mostram a urgência do debate: de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2024, 995 médicos foram vítimas de agressões em Mato Grosso do Sul, uma média de quase três casos por dia. O Estado ficou em segundo lugar no Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal. As unidades de pronto atendimento (UPA) concentram a maior parte dos episódios de violência.

Continua após a publicidade

Para Lia Nogueira, os dados refletem uma realidade que não pode ser ignorada. “Esta Frente Parlamentar nasce para unir forças, ouvir quem está na linha de frente e buscar soluções efetivas. Precisamos garantir que os profissionais de saúde tenham segurança física, emocional e condições dignas para exercer seu trabalho”, destacou a deputada.

A reunião pretende fortalecer o compromisso institucional com os profissionais da saúde e dar início a um ciclo de ações estratégicas que envolvem parlamentares, gestores públicos e lideranças do setor, demonstrando que Mato Grosso do Sul não será omisso diante das agressões e do desrespeito.

Continua após a publicidade