Câmara dos Deputados Câmara
Setor agropecuário apresenta suas prioridades legislativas e indica propostas que não apoia
CNA defende contrato de safrista e critica projeto sobre revisão periódica de produtividade rural
26/03/2025 14h42
Por: Redação Fonte: Agência Câmara

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou sua agenda legislativa para este ano em sessão solene do Congresso Nacional realizada nesta quarta-feira (26). Foram elencadas 87 propostas legislativas em análise no Congresso, sendo que 16 delas não têm o apoio da entidade.

O presidente da CNA, João Martins, disse que, em geral, a agenda inclui propostas que defendem o direito de propriedade, a tributação justa do setor, além de questões ambientais e trabalhistas.

“Visam principalmente proteger a produção das obsessões regulatórias de Estado, que tem faltado com uma agenda de crescimento. Assim, para melhor sintetizar, a agenda que estamos propondo é uma agenda para o crescimento.”

Continua após a publicidade

O deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, disse que não queria estar discutindo direito de propriedade em 2025; mas afirmou que existem ameaças a esse direito.

“Um consórcio feito entre o Executivo e o Supremo que acaba tentando nos vencer", criticou. "Em votos e articulação política nós vencemos internamente, e lá para fora eles tentam tolher a nossa capacidade de articulação, fazendo com que o nosso trabalho seja sempre questionado.”

Continua após a publicidade

Sustentabilidade
Já a deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) destacou que o setor agropecuário tem se preocupado cada vez mais com questões de sustentabilidade ambiental e social.

“Essa segurança alimentar, cuidar não só das propriedades, dos colaboradores, cuidar da segurança da transição energética também que vem desse alimento, cuidar da parte social”, explicou.

Continua após a publicidade

Contrato de trabalho por safra
Uma proposta que a CNA apoia totalmente é o projeto ( PL 715/23 ) que dispõe sobre a compatibilidade entre o contrato de trabalho por safra e a condição de titular de benefícios sociais.

Hoje, segundo a entidade, os trabalhadores se recusam a formalizar o contrato de safrista com receio de perder os benefícios sociais que têm.

Impostos
Entre as propostas que a CNA apoia parcialmente, está a continuidade da regulamentação da reforma tributária.

A entidade adianta que vai observar com atenção a compensação do aumento do limite de isenção do Imposto de Renda ( PL 1087/25 ) e a regulamentação do Imposto Seletivo para evitar aumentos da carga tributária do setor.

Produtividade rural
Entre as propostas que a entidade não apoia, está o projeto ( PL 2604/24 ) que propõe a revisão periódica dos índices de produtividade rural com base em dados do IBGE e do Censo Agropecuário.

Isso permitiria que propriedades hoje consideradas produtivas possam ser reclassificadas como passíveis de desapropriação para a reforma agrária.