Quinta, 22 de Abril de 2021 23:21
(67) 99607-2306
Geral Irmã Margarida

Centenária, religiosa dá testemunho de vida e fé em meio à pandemia

Primeira religiosa da Congregação das Mensageiras do Amor Divino a chegar nesta idade, Irmã Margarida aconselha: “Cumpra com o dever de cada dia!”

29/03/2021 10h26
Por: Redação Fonte: Canção Nova
Irmã Maria Margarida completou 100 anos no dia 10 de dezembro passado /Foto: Sandro Oliveira – Congregação Mensageiras do Amor Divino
Irmã Maria Margarida completou 100 anos no dia 10 de dezembro passado /Foto: Sandro Oliveira – Congregação Mensageiras do Amor Divino

Com pouco mais de 100 anos de idade, recém completos em dezembro de 2020, Irmã Maria Margarida Pereira dá testemunho de vida e fé em meio à pandemia. Primeira religiosa da Congregação das Mensageiras do Amor Divino a chegar nesta idade, a religiosa aconselha: “Cumpra com o dever de cada dia!”.

“Eu sempre pensei assim: viva o dia de hoje, o amanhã não nos pertence. Procure viver bem o dia de hoje! O que vai acontecer semana que vem ou mês que vem está nas mãos de Deus, e do jeito que vier vai ser. Esse sempre foi meu lema de vida. Nunca fui muito filósofa, apenas viva o momento presente! E com isso vivi toda minha vida!”, comenta Irmã Margarida.

A religiosa nasceu no dia 10 de dezembro de 1920. É natural de Guaratinguetá, interior de São Paulo. Filha de Maria de Lourdes Novaes Pereira e Manoel Pereira da Silva Junior, é a mais velha de seus cinco irmãos.

Contribuição e discrição

A superiora geral, Irmã Katia Regina Segateli, afirma que Irmã Margarida sempre contribuiu com a congregação, mas é uma consagrada discreta. “Vive quase no escondimento, porém tem uma presença de qualidade”.

Irmã Margarida é também uma conselheira maravilhosa, muito culta, segundo Irmã Katia. “Ela educou gerações em várias cidades do estado de São Paulo mesmo como irmã. Seu testemunho de otimismo, tranquilidade e de oração nos anima e encanta”.

“Quando iniciei minha missão como superiora geral, em 2014, sempre a procurava para pedir sua opinião sobre grandes decisões”, frisa Irmã Katia. A superiora geral afirma que Irmã Margarida é muito sábia e sempre a ajudava a discernir pela paz e boa relação.

Vida longa: um dom

A vida longa é apontada pela superiora geral como um dom, que precisa de cooperação. Irmã Katia frisa que é preciso agradecer o dom da vida todos os dias, procurar viver uma vida saudável, buscar em Deus o início e fim de tudo.

“Amar a todos sem distinção, recomeçar sempre mesmo com nossas fragilidades, rir muito e principalmente dos nossos erros. Ser apaixonada pela pessoa de Jesus Cristo e viver a leveza da vida, o amanhã será melhor”, completa.

100 anos na pandemia

O centenário de Irmã Margarida não passou despercebido pela congregação. As religiosas que vivem junto de Irmã Margarida fizeram questão de comemorar a data.

Uma revista sobre a anciã das Mensageiras do Amor Divino foi preparada pela congregação. Nela, é contada a história de vida da religiosa, suas principais lembranças, feitos e experiências.

Segundo Irmã Katia, o desejo da publicação foi de propagar a vida de Irmã Margarida, com a intenção de que seu exemplo servisse para todos.

A congregação também inaugurou uma biblioteca, um sonho de Irmã Margarida. “Hoje, temos mais de 10 mil livros, todos catalogados e expostos na biblioteca. Uma conquista que leva o nome de Irmã Margarida”, conta a superiora geral.

Biblioteca da congregação era um dos sonhos de Irmã Margarida /Foto: Sandro Oliveira – Congregação Mensageiras do Amor Divino

Lembranças

 

Lembranças

Ao fazer uma retrospectiva de seus 100 anos, Irmã Margarida destacou dois momentos importantes. São eles: sua primeira comunhão e o período que antecedeu seu ingresso no convento.

 

Sobre a primeira comunhão, a religiosa afirma que o momento marcou sua vida inteira, pois foi o início de sua vida eucarística.

Antes de ingressar no convento, o período que passou em São Paulo também foi marcante para Irmã Margarida. “Foi uma mudança de vida. Depois desse tempo, eu voltei para Guaratinguetá e minha vida foi se encaminhando para a Vida Religiosa”.

A vida anos as duas”, relata.

 “Tinha um retrato delas em casa e eu ficava olhando-as com aquele hábito branco e pensando: ‘que lindas’. E sempre a ideia de vida religiosa me acompanhou, nunca a perdi. Nem mesmo em tempos de estudo, nem mesmo quando tive namorado ou quando tive um casamento pensado. A vida religiosa nunca sumiu da minha cabeça!”.

Tempo na Itália e santos de devoção

Como religiosa, Irmã Margarida viveu por três ano na Itália. Conhecer o país era um desejo que foi concretizado e deixou boas lembranças.

“Não conheci toda a Europa, mas consegui conhecer um pedaço da Itália, e já me satisfez muito. Também tive a oportunidade de ir a Lourdes, e isso me marcou na época. Conheci Roma, a capela de São Pedro, revi o Papa São João XXIII, que já havia conhecido em Curitiba. Conheci alguns castelos medievais”, descreve.

A centenária conta que é devota de São Francisco, onomástico do Papa atual. Ela acrescenta que já leu diversas biografias do santo e que acredita que a devoção tenha nascido da catequese que recebeu dos padres franciscanos.

Sobre São José, que a Igreja celebra durante todo este ano, a religiosa destaca a capela dedicada ao santo, que ficava localizada na residência dos padres franciscanos. A devoção e admiração surgiu ao frequentar o local.

Fé e longevidade

“Eu acredito que a fé faz parte da vida longa”, revela a religiosa centenária. Irmã Margarida conta a história de uma tia que também viveu mais de 90 anos. “Quando ela já estava bem velhinha, de cama, foram visitá-la e estava bem tranquila, dizendo que estava esperando a sua hora”, revela.

Para Irmã Margarida, a serenidade na hora da morte é uma demonstração de fé. “Viveu cada dia de uma vez e cumpriu com o dever de cada dia”. A religiosa acredita que, ao viver bem cada dia, é possível alcançar com fé a serenidade diante da morte.

Atualmente, Irmã Margarida vive na casa da Congregação localizada em Aparecida, interior de São Paulo /Foto: Sandro Oliveira – Congregação Mensageiras do Amor Divino

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
CN (Canção Nova)
Sobre CN (Canção Nova)
As noticias da Canção Nova aqui no IMPACTONEWS.
-
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio