Segunda, 19 de Abril de 2021 18:57
(67) 99607-2306
Mundo Tecnologia 5G

5 maneiras como a tecnologia 5G vai mudar a sua vida

Para dar conta desse aumento crescente na demanda, a tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos

05/02/2021 10h02
Por: Redação Fonte: Tec Mundo

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já há mais linhas móveis ativas do que pessoas no Brasil: são 227 milhões de smartphones, tablets, dispositivos vestíveis e outros aparelhos para 209 milhões de brasileiros. E como manter todas essas coisas se comunicando, navegando e trocando mensagens constantemente e sem quedas?

Para dar conta desse aumento crescente na demanda, a tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos. O 5G, por exemplo, vai usar espectros de frequência mais robustos, que suportam mais dados e ficam mais longe dos sinais de TV e de outras frequências que podem causar interferências.

1. Comunicação ampliada

É claro que o 5G trará melhorias na comunicação entre dispositivos conectados à rede, porém a evolução é tão grande que precisamos destacar os benefícios que essa nova geração vai oferecer. Além de maiores velocidades, podendo chegar a patamares de 10 Gbps a 20 Gbps, promete menor latência (diferença na resposta da transmissão de dados) entre as comunicações. Enquanto no 4G essa medida permanece entre 60 milissegundos e 98 ms, no 5G ela será reduzida para pelo menos 1 ms.

A capacidade de conectar equipamentos também será ampliada na quinta geração, podendo chegar a até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

2. Entretenimento avançado

O 4G já trouxe avanços significativos nesse segmento. Hoje, graças às velocidades atuais, é possível assistir a vídeos, séries e filmes no ônibus com relativa qualidade, algo que seria impensável nas gerações passadas.

O consumo de dados deixará de ser um gargalo na nova tecnologia. Com o 5G, conteúdos em realidade virtual e realidade aumentada, que podem exigir muito mais da conexão, serão uma possibilidade para todos, não importa onde estejam conectados.

3. Carros autônomos

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre os carros autônomos. Detectar objetos em tempo real, interagir de forma inteligente com os diversos sinais das vias, seguir precisamente os mapas e se comunicar constantemente com os outros carros só será possível com a nova geração de telecomunicações.

Além de trabalhar com velocidade e redução de latência, o 5G vai expandir significativamente a capacidade da rede, permitindo que mais dispositivos (incluindo carros) se conectem ao mesmo tempo sem gerar instabilidade e perda na velocidade da conexão. Com isso, a quinta geração tem mais capacidade de aguentar o uso simultâneo da web.

4. Cidades inteligentes

As cidades do futuro não serão feitas apenas de carros autônomos. As chamadas smart cities vão ter uma grande quantidade de aparelhos conectados, como novos modais de transporte, prédios e outras construções, além de sinalizações e até outdoors.

O 5G também vai permitir que gestores tenham acesso rápido a diversas informações que ajudarão na administração das cidades. O controle de tráfego, a segurança pública e até a disponibilidade de serviços podem ser fortemente impactados pela quinta geração da telecomunicação.

5. Comunicação

A Internet das Coisas (IoT) é a tecnologia que vai conectar todos os equipamentos à internet e chegar a um novo estágio, aumentando muito as possibilidades de ações. Se hoje você pode ligar e desligar uma lâmpada, tocar uma música ou controlar alguns aparelhos de sua casa, a quinta geração da telecomunicação vai expandir isso para controles precisos e complexos por meio da web.

Outro ponto importante é a velocidade de comunicação entre as pessoas. A internet 5G permite que haja a transferência de dados, arquivos e informações de maneira muito mais rápida e estável, garantindo mais agilidade e segurança. No entanto, é importante ficar atento à capacidade do aparelho: nem todos smartphones são habilitados para operar na rede 5G.

Os smartphones Motorola Edge, Motorola Edge+ e Moto G 5G Plus são os primeiros aparelhos a chegarem com suporte ao 5G no Brasil. Com esses modelos você estará pronto para desfrutar de inovações e muitas outras tendências que a nova tecnologia vai possibilitar.

O lançamento desses dispositivos mostra o comprometimento da Motorola com a inovação. Se você quer estar preparado para o futuro, conheça esses e outros smartphones da marca.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tecnologia
Sobre Tecnologia
Tudo sobre o mundo da tecnologia em um só lugar!
Dourados - MS
Atualizado às 19h52 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

25° Sensação
12.4 km/h Vento
34.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio