Sábado, 24 de Outubro de 2020 05:09
(67) 99607-2306
Mundo Tecnologia

Twitter é acusado de racismo após ferramenta priorizar pessoas brancas

De acordo com usuários, ferramenta de corte dá sempre destaque para a pessoa branca

22/09/2020 10h19
Por: Redação Fonte: Tech Tudo
Twitter é acusado de racismo após ferramenta priorizar pessoas brancas

O Twitter vem sendo acusado de racismo por conta de sua ferramenta inteligente de corte de fotos. Desde o último sábado (19), usuários apontam que a rede social sempre escolhe pessoas brancas ao selecionar a porção de destaque em uma foto comprida demais e que precisa ser cortada para encaixar no post. Tweets que tomaram conta da plataforma mostram que, independentemente da quantidade de rostos de pessoas negras, o rosto branco costuma ser selecionado pela inteligência artificial. A origem da falha estaria no algoritmo do microblog, responsável por reconhecer e dar preferência para o destaque da imagem que aparece no feed.

O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Twitter no Brasil, que retornou com uma nota publicada no perfil da empresa. A companhia diz que a origem da falha ainda não está clara e que segue fazendo análises para entender o problema. Além disso, o chefe de design do Twitter, Dantley Davis, ao ser questionado por um internauta, admitiu a culpa, disse que a rede social está investigando o erro e prometeu solucionar o problema. “É 100% nossa culpa. Ninguém deve dizer o contrário. Agora, a próxima etapa é consertá-lo.”

A polêmica veio à tona após uma discussão sobre a ferramenta de remoção de fundo do Zoom, que seria falha para identificar pessoas negras. Em dado momento, um usuário reparou que, ao publicar duas imagens lado a lado no Twitter contendo duas pessoas cada, uma branca e uma negra, o microblog sempre dava preferência para o rosto branco independentemente do posicionamento das fotos. Vale ressaltar que a ferramenta de corte inteligente do Twitter faz um recorte automático na prévia da foto. Assim, o usuário vê apenas uma parte da imagem na miniatura do post e precisa clicar nela para visualizar a foto completa. O recurso existe desde janeiro de 2018 e utiliza aprendizado de máquina.

O caso ganhou repercussão principalmente após uma postagem de um ex-engenheiro da Square, empresa chefiada por Jack Dorsey, que também é o CEO do Twitter. Ele notou que o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, era sempre ocultado no recorte quando a imagem trazia também o rosto do senador Mitch McConnell, que é branco. Até as 13h desta segunda-feira (21), a publicação já acumulava 192 mil curtidas e 61,9 mil retweets.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tecnologia
Sobre Tecnologia
Tudo sobre o mundo da tecnologia em um só lugar!
Dourados - MS
Atualizado às 06h07 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 31°

21° Sensação
11 km/h Vento
69.8% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Chuva e trovoadas