Sexta, 04 de Dezembro de 2020 12:28
(67) 99607-2306
Região Pantanal

Equipe de Bombeiros do Paraná vão ajudar a combater fogo no Pantanal e Cerrado

Equipe chegou ao Estado nesta quarta-feira (16), mais reforços deverão ser encaminhados de Santa Catarina e Minas Gerais

16/09/2020 15h28
Por: Redação Fonte: Correio do Estado
- Divulgação
- Divulgação

Reforços para conter as chamas no Pantanal e no Cerrado chegaram do Paraná, nesta quarta-feira (16). Vinte e nove militares do Corpo de Bombeiros se apresentaram em Campo Grande e devem seguir para os municípios de Alcinópolis, Corumbá, Costa Rica e Ladário.

Segundo o comandante da equipe de trabalho do Paraná, tenente-coronel Ezequias de Paula Natal, outros 10 bombeiros devem chegar amanhã (17) a Mato Grosso do Sul.  

A segunda força-tarefa virá com equipamentos de combate ao fogo e sete caminhões-tanque com capacidade total de armazenamento de 35 mil litros de água.

“Trouxemos especialistas em combate a incêndios florestais. Viemos com todo empenho para ajudar”, disse o tenente-coronel Natal.  

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul, coronel Joilson Alves do Amaral, afirmou que o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina também mobilizará apoio para ser enviado a Mato Grosso do Sul.

“Ajudar está na nossa essência. O trabalho aqui será o mesmo. Apenas o cenário que irá mudar”, ressaltou.

Outra ajuda deverá chegar do estado de Minas Gerais. De acordo com a Semadur, o governador mineiro Romeu Zema, confirmou ao envio de um helicóptero para contribuir com o trabalho.

Dados do fogo  

Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontam que 19% do Pantanal, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, foram queimados em 2020.  

A pesquisa estima perda de 2.369 hectares de vegetação, sendo 1.614 hectares queimados no Pantanal do Mato Grosso e 751 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

Segundo o chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, as regiões mais preocupantes são:  

-Entorno das cidades de Corumbá e Ladário - Baía Negra, Estrada Parque e Serra do Rabicho;  

-Divisa de MS com MT - Serra do Amolar e Porto Jofre;  

-Terra Indígena dos Kadwéus - próximo de Porto Murtinho.

O Parque Estadual das Nascentes do Taquari, nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, já perdeu 15 mil hectares para o fogo, o que representa 49% da área de Cerrado devastada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Estado de Mato Grosso do Sul - MS

Estado de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul

Sobre o município
As noticias do Estado de Mato Grosso do Sul
Dourados - MS
Atualizado às 13h16 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 30°

29° Sensação
20.2 km/h Vento
35.4% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol e Chuva