Domingo, 07 de Março de 2021 05:24
(67) 99607-2306
Saúde Sarampo

Vacinação do sarampo para adultos é prorrogado pela Secretaria de Saúde

Sete casos já foram confirmados em Campo Grande entre adultos de 20 a 53 anos em 2020, quatro deles sem histórico de viagens, criando alerta

28/08/2020 08h41
Por: Redação Fonte: Correio do Estado
Vacinação é tida como essencial para conter vírus em MS; sete casos já foram registrados em 2020 - Edemir Rodrigues/Ascom
Vacinação é tida como essencial para conter vírus em MS; sete casos já foram registrados em 2020 - Edemir Rodrigues/Ascom

Foi prorrogado até o dia 31 de outubro em Mato Grosso do Sul a campanha de vacinação contra o sarampo voltada para adultos de 20 a 49 anos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), todas as pessoas dentro dessa idade devem se revacinar, mesmo já tendo tomado a vacina anteriormente. A medida visa conter o avanço da doença.

Apenas em 2020, sete casos confirmados de sarampo ocorreram em Mato Grosso do Sul, todos em Campo Grande, em pacientes entre 20 e 53 anos. Quatro deles estavam em Campo Grande, sem histórico de viagem recente, o que demonstra haver circulação do vírus na cidade.

Entre os demais infectados com sarampo estão um paciente que retornou da França para a capital sul-mato-grossense em janeiro e outro que retornou do Rio de Janeiro (RJ) recentemente, ainda em período de incubação do vírus no organismo.

Exceto gestantes, todos entre 20 e 49 podem ser revacinados. A faixa etária foi a escolhida porque estudos apontam que é ela a responsável por manter a circulação do vírus do sarampo no Brasil. Quem tiver mais de 50 anos deve ser revacinado apenas se tiver contato com caso suspeito e não possuir comprovação de vacinação de ao menos uma dose.

"Ressaltamos que a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande realizou todas as medidas de vacinação seletiva e orientação de isolamento para os pacientes", frisa a secretaria estadual em nota publicada em seu site oficial.

Quem teve contato com caso suspeito de sarampo e não foi vacinado ao menos uma vez contra a doença deve ser vacinado em até 72 horas. O calendário vacinal permanece normalmente nos postos. Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias devem receber a primeira dose da vacina, recebendo mais duas entre um ano e 29 anos de idade, e uma dose dos 30 aos 49 anos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Estado de Mato Grosso do Sul - MS

Estado de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul

Sobre o município
As noticias do Estado de Mato Grosso do Sul
Dourados - MS
Atualizado às 06h14 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

23° Sensação
4.4 km/h Vento
85.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens