Sexta, 18 de Setembro de 2020 13:52
(67) 99607-2306
Vale um Clique Solidariedade

Igreja nos EUA, Hungria e Itália se mobilizam por ajuda ao Líbano

Conferência dos Bispos dos EUA, Caritas Hungria e Milão incentivam solidariedade e enviam ajuda financeira aos libaneses

10/08/2020 08h34
Por: Redação Fonte: Canção Nova
Detritos são vistos na área do porto após explosão em Beirute /Foto: Hannah McKay – Reuters
Detritos são vistos na área do porto após explosão em Beirute /Foto: Hannah McKay – Reuters

O  arcebispo José Gomez e Dom David Malloy, presidentes, respectivamente, da Conferência Episcopal dos Estados Unidos e da Comissão Internacional de Justiça e Paz do mesmo órgão emitiram uma nota incentivando a solidariedade com os atingidos pelas explosões no Líbano, ocorridas no último dia 4 de agosto. “Pedimos ao governo dos Estados Unidos – dizem os bispos – que acelere qualquer tipo de ajuda humanitária ao Líbano, neste momento crítico de necessidade”.

A Igreja Católica dos Estados Unidos destaca que “o Líbano já estava passando por uma grave crise econômica e governamental, à qual se somava a pandemia de coronavírus. Por isso, a situação do povo libanês é agora ainda mais dramática”. Os bispos estadunidenses abraçaram o apelo lançado pelo Papa Francisco na Audiência Geral da última quarta-feira, 5, com o qual o Pontífice convidou a rezar para que o País de Cedros possa superar este período difícil. “Coloquemos a nossa esperança em Deus, Aquele que reconcilia todas as coisas”.

Enquanto os bispos dos EUA encorajam os católicos e todas as pessoas de boa vontade a rezar pelas vítimas e dar uma resposta generosa à catástrofe ocorrida no Líbano, a Caritas Hungria e a Caritas Milão fizerem doações ao país. Respectivamente, os organismos doaram 28 mil euros e 20 mil euros ao libaneses.

“Aqueles que foram atingidos por esta tragédia estão em sérias dificuldades. A Caritas ajudará quem têm necessidades urgentes. As necessidades prioritárias são, de fato, alimentação, assistência médica e habitação”, lê-se na nota da Caritas Hungria. “Acredita-se que serão necessários dois ou três meses até poder voltar ao normal – continua – de forma que a Caritas deverá considerar uma segunda fase da ajuda”. A instituição de caridade húngara exorta aqueles que têm a possibilidade de fazer uma doação: “Por favor, apoiem as vítimas!”

Já a organização de caridade da Igreja em Milão, a Caritas Ambrosiana, lançou uma campanha de arrecadação de fundos. “Estamos profundamente entristecidos pelo que aconteceu e em sinal de proximidade queremos apoiar os numerosos agentes da Caritas Líbano com os quais temos uma relação de amizade que já dura anos”, disse em nota Luciano Gualzetti, diretor da Caritas.

Caritas Líbano

Neste meio tempo, a Caritas Líbano já distribuiu mais de 2.300 refeições quentes para famílias alojadas em barracas de emergência e instalou clínicas móveis. Mas no País dos Cedros, já devastado por uma grave crise econômica e política, há muito faltam suprimentos médicos vitais, como anestésicos e medicamentos. Para agravar ainda mais a situação, a explosão danificou quatro hospitais, incluindo o de “Saint George”, o principal de Beirute. Tudo isso enquanto sobem os preços dos alimentos, com consequências desastrosas para a população. Sem contar que a explosão atingiu também dois depósitos de grãos, essenciais para garantir a alimentação dos moradores locais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
CN (Canção Nova)
Sobre CN (Canção Nova)
As noticias da Canção Nova aqui no IMPACTONEWS.
Dourados - MS
Atualizado às 14h40 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

30° Sensação
12.5 km/h Vento
24.4% Umidade do ar
67% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens