Sexta, 18 de Setembro de 2020 02:43
(67) 99607-2306
Brasil Greve geral

Funcionários dos Correios convocam greve geral para dia 18

Categoria aponta que teve 70 direitos revogados e reclama por melhores condições de trabalho durante a pandemia

03/08/2020 19h03
Por: Redação Fonte: Terra
Federação de funcionários dos Correios convoca greve geral para dia 18. Foto: Agência Brasil / Estadão Conteúdo
Federação de funcionários dos Correios convoca greve geral para dia 18. Foto: Agência Brasil / Estadão Conteúdo

Funcionários dos Correios afirmam que devem entrar em greve no próximo dia 18, alegando que tiveram 70 direitos revogados, como 30% do adicional de risco, vale-alimentação e auxílio-creche. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a categoria entrou em estado de greve e vai realizar assembleias regionais no dia 17 para confirmar a paralisação.

Em nota publicada em seu site, a federação aponta que os Correios desrespeitaram um acordo coletivo vigente até 2021, e que funcionários receberam o contracheque de agosto com descontos indevidos.

A Fentect ainda afirma que houve aumento na participação dos planos de saúde, enquanto houve redução da parte da empresa, algo incompatível com a média do piso salarial dos funcionários, de R$ 1,7 mil.

Além disso, a federação afirma que há "descaso e negligência da empresa com a vida de trabalhadores e clientes" durante a pandemia. De acordo com a publicação, os sindicatos estão travando diversas disputas judiciais para itens de segurança, como sabonete, álcool em gel, desinfecção de agências e testagem de trabalhadores.

O sindicato também diz que os Correios se negam a fornecer os dados de funcionários e terceirizados infectados pela covid-19 e a quantidade de óbitos pela doença.

Procurados pelo Estadão, os Correios ainda não se manifestaram.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 03h39 - Fonte: Climatempo
21°
Tempo aberto

Mín. 19° Máx. 33°

21° Sensação
10.8 km/h Vento
62.6% Umidade do ar
67% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens