Sábado, 15 de Agosto de 2020 14:58
(67) 99607-2306
Mundo Japão

Bola de fogo ilumina o céu de Tóquio e gera forte estrondo; veja

De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão, eventos como este são comuns de ocorrer, podendo ser observados todos os meses

07/07/2020 09h34
Por: Redação Fonte: Tecmundo
A explosão aconteceu no ar, sem causar danos.
A explosão aconteceu no ar, sem causar danos.

Na última quinta-feira (2), os céus de Tóquio, no Japão, foram iluminados por uma bola de fogo que explodiu no ar, gerando um estrondo sônico equivalente à explosão de 165 toneladas de TNT, de acordo com a CNET. O fenômeno foi registrado em vídeo por várias pessoas.

A bola de fogo que emitia uma luz brilhante e de tons roxos e esverdeados foi observada cortando os céus por volta das 02h32 (horário local), na região de Kanto. Além da capital japonesa, a área também abrange prefeituras como Saitama, Ibaraki, Kanagawa e Chiba, entre outras.

Conforme a Organização Internacional de Meteoros (IMO), o objeto em questão era um meteoro, provavelmente com 1,6 metro de diâmetro e pesando 1,8 tonelada. Em comparação com a rocha espacial que explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, esta é cerca de 10 a 20 vezes menos massiva.

Mesmo com o tamanho reduzido, ela gerou um som tão forte ao explodir no contato com a atmosfera, que pôde ser captado por estações de monitoramento infrassonoro instaladas a milhares de quilômetros de distância dali, especializadas na detecção de testes nucleares. Como a explosão se deu em uma maior altitude, não houve relato de danos.

Assista ao vídeo

O objeto espacial cruzando a atmosfera sobre a região da capital japonesa chamou a atenção de muitas pessoas. Algumas delas conseguiram gravar o meteoro, enquanto outras apenas ouviram o estrondo da explosão, que chegou a ser confundido com ruídos produzidos por vizinhos, segundo relatos do Japan Times.

Veja a bola de fogo cruzando os céus de Tóquio, a seguir:

De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão, eventos como este são comuns de ocorrer, podendo ser observados todos os meses. Porém, é raro que ele seja acompanhado de estrondos como o ouvido nesta ocasião, principalmente nas regiões de grandes cidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tecnologia
Sobre Tecnologia
Tudo sobre o mundo da tecnologia em um só lugar!
Dourados - MS
Atualizado às 15h55 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 27°

26° Sensação
23.8 km/h Vento
21.3% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Chuvoso
Segunda (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Chuvoso