Segunda, 25 de Maio de 2020 04:39
(67) 99607-2306
Politica Governo do MS

Governo de MS pede isolamento contra coronavírus e diz que tem hidroxicloroquina nos postos

Apesar de não ter eficácia comprovada, secretário disse que assunto deve ser debatido entre médico e família do paciente

20/05/2020 07h38
Por: Redação Fonte: Midia Max
Secretário de Saúde, Geraldo Resende. (Leonardo de França, Midiamax)
Secretário de Saúde, Geraldo Resende. (Leonardo de França, Midiamax)

Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende respondeu nesta terça-feira (19) a perguntas da população durante a transmissão ao vivo do boletim epidemiológico no novo coronavírus em Mato Grosso do Sul e garantiu que há cloroquina nos postos, assim como defendeu o isolamento social como medida eficaz de prevenção da transmissão da Covid-19.

Resende destacou que o uso da cloroquina no Estado está dentro dos protocolos do Ministério da Saúde, validadas pelo Conselho Federal de Medicina. “A indicação da cloroquina e de qualquer outro remédio, já que não há ainda nenhum medicamento comprovado e específico para combater o coronavírus, é responsabilidade do médico. A família do paciente ou o próprio paciente tem que dar o aval. Até hoje, já foi comprovado que existem mais efeitos maléficos do que benéficos e apesar de haver toda essa polêmica no país, nós temos à disposição nas unidades de saúde e compramos a mais para que não falte”, ressaltou.

Questionado se há comprovação na eficácia do isolamento social como prevenção à transmissão da Covid-19, Resende destacou que a medida é certamente eficaz. “Há comprovação no mundo inteiro. E Mato Grosso do Sul é um exemplo no país. Por termos tomado medidas cedo de restrição no comércio e orientação da população é que temos menos casos que o restante do Brasil, ainda com leitos de internação e de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, respondeu.

A população também se preocupa com a ausência de leitos de UTI na microrregião sudoeste, justamente onde há surto de casos de coronavírus. “Das 11 microrregiões de Saúde do Estado, apenas esta ainda não tem os leitos, mas nós estamos correndo atrás para fazer a instalação. Caso sejam locados ou comprados, tem um custo de R$ 1,6 mil em média que é repassado pelo Ministério da Saúde. Como serão cinco, é um valor de R$ 720 mil por três meses. A base da região é a cidade de Jardim, provavelmente serão instalados lá, mas vamos discutir tudo isso com os prefeitos da região antes de decidir”, comentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 05h38 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 22°

° Sensação
3.7 km/h Vento
75.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol
Quarta (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol