Quarta, 21 de Outubro de 2020 15:12
(67) 99607-2306
Agronegócio Agronegócio

Chuva de granizo afetou lavouras de milho em cinco municípios de MS

Contudo, a entidade não detalhou nenhuma projeção de quebra de produção ou produtividade

27/04/2020 11h43
Por: Redação Fonte: Dourados News

O acompanhamento do milho segunda safra cultivado em Mato Grosso do Sul indica que a chuva de granizo ocorrida na noite de 13 de abril atingiu as regiões Oeste, Sudoeste, Sul-Fronteira e Sudeste, mas teve maior impacto em cinco municípios particularmente.

Conforme o mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), a equipe de campo do SIGA-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) identificou as principais ocorrências de perdas em Amambai, Aral Moreira, Bonito, Mundo Novo e Naviraí.

Contudo, a entidade não detalhou nenhuma projeção de quebra de produção ou produtividade. Até o momento, foi divulgada apenas a estimativa de área plantada de 1,977 milhão de hectares, redução aproximada de 9,02%, no comparativo com o ciclo anterior, de 2,173 milhões de hectares.

Esse mais recente levantamento indica ainda que, de acordo com o modelo Agritempo (Sistema de Monitoramento Agro Meteorológico), até 22 de abril o território estadual tinha áreas com 17 dias de estiagem. No entanto, entre os dias 18 e 22, a disponibilidade média de água no solo estava em aproximadamente 60 milímetros para todo o Estado.

Ainda segundo a Famasul, na região sul, composta pelos municípios de Itaporã, Douradina, Dourados, Deodápolis, Angélica, Ivinhema, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Caarapó e Juti, “o clima está sendo irregular para emergência e desenvolvimento do milho, a temperatura está favorável, com variação média entre 17º e 23º, entretanto a chuva está ocorrendo com certa irregularidade na região sul, na última semana do mês de abril não haverá possibilidade de chuva para a região”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 15h59 - Fonte: Climatempo
34°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 34°

33° Sensação
10.8 km/h Vento
26% Umidade do ar
90% (11mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.