Segunda, 21 de Setembro de 2020 02:42
(67) 99607-2306
Coronavírus Coronavírus

Coronavírus: americano morre após tomar remédio promovido por Trump

Autoridades de saúde alertam que as pessoas não devem se automedicar com cloroquina, substância usada para tratar malária, lupus e artrite reumatóide e que não há nenhuma droga aprovada para tratar ou prevenir covid-19.

25/03/2020 13h16
Por: Redação Fonte: Terra
O FDA diz que atualmente não existem medicamentos aprovados para tratar ou curar covid-19 Foto: AFP / BBC News Brasil
O FDA diz que atualmente não existem medicamentos aprovados para tratar ou curar covid-19 Foto: AFP / BBC News Brasil

Um americano do Estado do Arizona morreu e sua mulher está em estado grave após ambos tomarem fosfato de cloroquina em uma aparente tentativa evitar a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O presidente americano, Donald Trump, promoveu a cloroquina como um possível tratamento para o vírus.

O remédio é aprovado pelo FDA (a vigilância sanitária americana) para tratar malária e também para lupus e artrite reumatóide, e está sendo testado para combater o coronavírus. No entanto as pesquisas sobre sua eficácia e segurança contra a covid-19 ainda estão em andamento e não são conclusivas.

A cloroquina tomada pelo casal do Arizona não estava no formato de medicamento, mas fazia parte de uma substância normalmente usada para limpar tanques de peixes.

Logo após a ingestão, o casal ficou doente, diz o hospital Banner Health, onde eles foram atendidos. O casal tinha mais de 60 anos.

A mulher disse à rede americana de televisão NBC News que ela tinha assistido ao pronunciamento de Trump falando sobre os potenciais benefícios da cloroquina como tratamento para a Covid-19.

"Nós vimos a coletiva de imprensa. Passou bastante (na TV)", disse a mulher. "Trump ficava dizendo que era basicamente uma cura e nós tínhamos medo de ficar doentes", diz ela.

Há mais de 46 mil casos confirmados de covid-19 nos Estados Unidos. O país teve ao menos 592 mortes.

O que aconteceu?

O casal já havia usado cloroquina anteriormente como tratamento para o seu tanque de peixes e ainda tinha um pouco em casa. A substância de limpeza é diferente da forma como a cloroquina é usada como remédio para a malária.

Eles misturaram um pouco da substância com líquido para beber e começaram a passar mal em menos de 20 minutos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 03h30 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 26°

16° Sensação
18.9 km/h Vento
43.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quarta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens