Eliton - Diego Farma & Farma
Fisk Adultos 2020
Fisk Crianças 2020
Sicredi
Sicredi - Investindo juntos
Probel
Mandetta

Mandetta alerta para atenção básica e retomada de cultura da vacina no Brasil

Na Capital, titular da Saúde do governo federal falou sobre combate à dengue e doenças infecciosas

17/02/2020 14h12
Por: Redação
Fonte: Campo Grande News
Luiz Henrique Mandetta discursa durante encontro no Palácio Popular da Cultura (Foto: Henrique Kawaminami)
Luiz Henrique Mandetta discursa durante encontro no Palácio Popular da Cultura (Foto: Henrique Kawaminami)

“Teremos a solução para o câncer e o Alzheimer no século 21 e viveremos mais tempo. No entanto, sem atenção primária e básica de saúde, o SUS não vai suportar”. A projeção é do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que está em Campo Grande para encontro sobre vigilância em Saúde.

O titular da pasta avalia que a minimização da ocorrência de doenças infecciosas e arboviroses são prioridades. Uma das soluções apontadas é melhorar a capacitação de agentes comunitários de Saúde, com a criação de um curso técnico nacional.

Mandetta também reforçou movimento de retomada da cultura da vacina no Brasil, que foi enfraquecida nos últimos ano com disseminação de informações falsas sobre imunização em redes sociais.

“O Brasil já teve um dos melhores índices de vacinação do Mundo e isso foi caindo ao longo dos anos. Por isso voltaram doenças como o sarampo”, exemplificou.

Após passar 2016 e 2017 sem casos no Brasil, a doença foi reintroduzida com a entrada de refugiados venezuelanos, aliada à vulnerabilidade da população que não foi imunizada.

Para o ministro, as secretarias de Educação deveriam exigir a caderneta de vacinação atualizada para ratificar matrículas nas redes públicas de ensino.

Presente no evento, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) concordou com Mandetta. “O foco precisa ser a atenção primária. A prevenção é muito importante e o governo vai contribuir para reforçar a importância da vacinação, continuar as parcerias com governo federal para trazer mais recursos”, disse.

Dengue - Mandetta comentou sobre as ações de combate à dengue, como o desenvolvimento do método Wolbachia, microrganismo que, inserido artificialmente em ovos de Aedes aegypti, reduz a capacidade do mosquito transmitir vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Campo Grande é uma das seis cidades - junto com Belo Horizonte (MG), Petrolina (PE), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Foz do Iguaçu (PR) - em que os mosquitos modificados serão soltos. De acordo com o ministro, a criação em larga escala do Aedes com Wolbachia será realizada no Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

Para isto foi assinado nesta manhã (17), um termo de cooperação com as secretarias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande, para utilização do "Método Wolbachia", que será feito de forma gradativa. A cidade foi dividida em seis áreas, sendo que a primeira a receber os mosquitos será os bairros Guanandi, Centenário, Lageado, Coophavila II, Tijuca, Batistão e Aero Rancho.

Somente depois da capacitação (agentes) e conscientização da população, é que vai se iniciar a  "soltura dos mosquitos" com a bactéria (Wolbachia). O Lacen (Laboratório Central de MS) vai receber o "ovo do mosquito", depois de adultos, serão soltos. 

Outro ponto classificado como “boa notícia” é o desenvolvimento da vacina contra a dengue, que caminha, segundo ele, a passos largos para ser lançada no ano que vem.

“O Ministério da Saúde tem aportado recursos para tratar essas doenças. O Brasil está fazendo sua própria tecnologia e depois poderá vender para o resto do mundo”, destacou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Dourados - MS
Atualizado às 07h43
14°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 14°
14°

Sensação

15.4 km/h

Vento

47.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Eliton - Construmil
Eliton - Escola Denise
Municípios
Mercearia Juninho
Lanchonete Point
Nicolly Laços
Últimas notícias
Everton Informática
Eliton - Auto Brilho
Comercial 101
Mais lidas
Anúncio
Anúncio