Terça, 22 de Setembro de 2020 22:21
(67) 99607-2306
Politica CPI

Deputado alega falta de estrutura e é a primeira baixa na CPI da Energia

Sem contratação de consultoria, Catan decidiu deixar a comissão na Assembleia Legislativa

05/02/2020 14h11
Por: Redação Fonte: Campo Grande News
Deputado José Henrique Catan anunciou saída de CPI na sessão desta quarta-feira. (Foto: Leonardo Rocha)
Deputado José Henrique Catan anunciou saída de CPI na sessão desta quarta-feira. (Foto: Leonardo Rocha)

A CPI da Energia, instaurada em novembro do ano passado pela Assembleia Legislativa, teve a primeira baixa. O deputado estadual João Henrique Catan (PL) anunciou nesta quarta-feira (dia 5) que vai deixar a comissão parlamentar de inquérito por falta de estrutura para aprofundar a investigação.

“Diante de uma apuração complicada, teríamos que ter um corpo técnico qualificado para investigar. Seria importante a contratação de uma empresa para prestar consultoria e nos ajudar no levantamento de dados. Apesar da boa vontade dos colegas, se no final não tivermos bom resultado, pode passar a impressão que estamos ‘passando o pano’”, afirma Catan. O deputado era representante do G10, bloco que reúne dez deputados.

A CPI foi aberta após recolher 23 assinaturas de deputados e apresentar fato determinado. Um engenheiro contratou empresa privada para fazer medição do consumo de sua propriedade rural. E os números apresentados de consumo foram diferentes da conta da Energisa. A denúncia foi levada à Casa de Leis pelo deputado Felipe Orro (PSDB), que assumiu a presidência da CPI.

Após a abertura da CPI da Energia, o presidente da Assembleia, Paulo Corrêa (PSDB), alertou aos deputados que a comissão não poderia gerar custos extras ao Poder Legislativo. Desta forma, a comissão poderia requisitar apoio técnico somente de outros órgãos públicos, como o TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado).

A CPI faz hoje à tarde a primeira reunião do ano e vai definir cronograma de ações, além das pessoas que serão ouvidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 23h17 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

19° Sensação
12.6 km/h Vento
69.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens