Sicredi
Fisk Adultos 2020
Fisk Crianças 2020
Eliton - Diego Farma & Farma
Probel
Sicredi - Investindo juntos
Você sabia?

Qual o percentual de juros que uma loja ou empresa pode cobrar em uma dívida; entenda

Nos ultimos meses o Jornal IMPACTONEWS tem recebido informações de que algumas empresas cobram juros acima do valor permitido pelo Código de Defesa do Consumidor.

24/01/2020 06h30Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
Fonte: Conversion / IMPACTONEWS

Começo de ano é o momento em que os gastos com as festas, compras e viagens de final de ano precisam ser pagos, além de contas comuns, IPVA, IPTU e demais gastos. Por isso, é importante atentar-se às dívidas para que tudo não se torne uma verdadeira bola de neve.

O Portal de Noticias IMPACTONEWS em parceria com a produtora de conteúdo CONVERSION buscou estas informações para sanar as duvidas de consumidores e comerciantes de Deodápolis e região. 

Muitas empresas e lojas trabalham com vendas a prazo para atrair consumidores de uma forma que a compra seja mais acessível, possibilitando o parcelamento. No entanto, por questões financeiras ou problemas pontuais, o consumidor pode não cumprir os prazos acordados para quitar a dívida. A partir do atraso, a cobrança de juros e multas surgem para que o credor não saia no prejuízo.

Entenda abaixo qual o percentual de juros que uma loja ou empresa pode cobrar em uma dívida.

Consumerista

Em uma relação entre consumidor e fornecedor, os juros de mora podem atingir até 1% ao mês, conforme o Código Civil e artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional. Isso representa cerca de 0,033% ao dia. Já a multa por atraso pode representar ao máximo 2% do valor total da cobrança -- esses parâmetros também são considerados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Logo, legalmente, esses limites precisam ser respeitados e aplicados corretamente. Se uma empresa ultrapassar esses limites, pode ser acusada de estar realizando uma cobrança abusiva.

Instituições financeiras

No caso de instituições financeiras e bancárias, essas taxas podem ser superior às outras áreas. No entanto, é preciso que a taxa de juros de mora esteja especificada no contrato para comprovar se é ou não abusiva, de acordo com determinações do Banco Central.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Dourados - MS
Atualizado às 01h01
28°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 16°
27°

Sensação

3 km/h

Vento

28%

Umidade

Fonte: Climatempo
Eliton - Construmil
Eliton - Escola Denise
Municípios
Nicolly Laços
Mercearia Juninho
Lanchonete Point
Últimas notícias
Eliton - Auto Brilho
Everton Informática
Comercial 101
Mais lidas
Anúncio
Anúncio