Sábado, 08 de Agosto de 2020 13:22
(67) 99607-2306
Vale um Clique Farma e Farma

Pessoas otimistas têm 35% menos chances de sofrerem infarto ou AVC

Precisa de medicamentos? Ligue para (67) 3448-3000 - Farma e Farma Cristo Rei

27/11/2019 09h20
Por: Redação Fonte: Noticias ao minuto
Pixabay
Pixabay

Não é de hoje que as pesquisas têm ressaltado a importante influência de uma mente saudável para garantir um corpo saudável e vice-versa. Mas, para que se tenha uma noção do quanto as questões psicológicas e emocionais afetam o organismo com um todo, um novo estudo publicado recentemente no periódico JAMA Network Open, revelou que pessoas otimistas têm cerca de 35% a menos de chances de sofrer um infarto ou AVC.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas compilaram o resultado de 15 pesquisas anteriores, realizadas ao longo de quase 14 anos, reunindo mais de 200 mil voluntários participantes. O estudo mostrou que aqueles que levavam a vida de forma mais leve, esperando por “coisas boas”, tinham uma expectativa de vida maior, além de correrem menos risco de sofrerem de doenças cardiovasculares.

De acordo com o cirurgião cardiovascular, Dr. Marcelo Sobral isso se dá porque esse perfil de pessoas mais positivas e de bem com a vida costumam também ser adeptos de algumas práticas que favorecem a saúde do coração. “Eles tendem a praticar atividade física, comer coisas mais saudáveis, não fumar ou beber em excesso, além de serem menos estressados, o que ajuda muito a manter o coração em ordem”, afirma o especialista.

Sobral também reforça que outras pesquisas já comprovaram a relação entre pessoas com sobrecarga emocional, depressão, altos níveis de estresse e pensamentos negativos e o maior risco de desenvolvimento de pressão alta, distúrbios metabólicos e eventos cardíacos. “Nessas situações, os níveis hormonais estão sempre descontrolados e a liberação de substâncias no organismo como o cortisol, por exemplo, pode influenciar não apenas o seu estado emocional como também físico”, explica.

Para concluir o cirurgião cardiovascular ainda dá algumas dicas para manter mente e corpo em sintonia. “Não existe uma fórmula secreta para um coração saudável, mas quatro passos básicos podem ajudar muito: o controle dos principais fatores de risco cardiovascular, a prática de atividades físicas, uma alimentação equilibrada e o cuidado com a saúde da sua mente. A busca pela espiritualidade e autoconhecimento também podem ser fortes aliados”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 14h17 - Fonte: Climatempo
32°
Tempo aberto

Mín. 15° Máx. 32°

30° Sensação
11.6 km/h Vento
17% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens