Sicredi
Eliton - Diego Farma & Farma
Probel
Tecnologia

Cientistas criam laser capaz de fazer um 'buraco' na realidade

Um laser superpoderoso refletido em um espelho de plasma poderia perfurar o espaço e tempo, segundo especulações teóricas

Olhar Digital

Olhar DigitalTudo sobre o mundo da tecnologia em um só lugar!

26/09/2019 08h58
Por: Redação
Fonte: Olhar Digital
Clara Guimarães, editado por Matheus Luque
Clara Guimarães, editado por Matheus Luque

O jornal de física Physical Review Letters publicou uma pesquisa nesta semana sobre a nova tecnologia de laser desenvolvida por cientistas. Embora as informações presentes no texto sejam muito técnicas, o Ars Technica conseguiu fazer uma suíte sobre o assunto, na qual descreve uma possibilidade assustadora para o futuro do laser. 

Segundo o site, se o laser for utilizado em conjunto com um espelho de plasma, ele poderia causar um buraco no Universo. Isso aconteceria porque lasers têm a tendência de perfurar materiais, quando seu raio está focado; mas por que o Universo seria "perfurado"?

A quantidade de energia enviada pelo laser seria tanta que causaria a destruição de qualquer material, porém o espelho de plasma já é "destruído" ao máximo, sendo um gás instável. Portanto, quando a luz o atingisse, os elétrons iriam acelerar para frente e para trás no campo elétrico. Ao fazê-lo, o espelho absorve e re-emite a luz na direção oposta.

Basicamente, a luz estaria batendo em uma superfície com vibrações tão rápidas e focadas- e refletindo do mesmo modo- que poderia "cortar através do espaço e tempo".

Vale lembrar que essas informações são baseadas em estudos teóricos científicos. "Vai funcionar na realidade? Acho que sim", diz Chris Lee, repórter do Ars Techinica.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários