Sexta, 27 de Novembro de 2020 04:32
(67) 99607-2306
Saúde Cubanos no Brasil

Mandetta avisa que médicos cubanos terão que revalidar diploma

Ministro da Saúde participou de evento em Florianópolis.

11/08/2019 17h24
Por: Redação Fonte: De Brasília

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse ontem em evento em Florianópolis que os médicos cubanos que permanecem no país terão que revalidar o diploma para continuar atuando na profissão.

Ainda em junho, antes do lançamento do programa Médicos Pelo Brasil para substituir o Mais Médicos, o Ministério da Saúde chegou a informar que estava discutindo “alternativas para o exercício profissional” dos médicos de Cuba.

“Os médicos cubanos eles deixaram [o programa Mais Médicos], Cuba rompeu. Eles receberam nesta semana o visto permanente, agora precisa ter todo o trabalho de revalidação de diploma como qualquer médico formado no exterior precisa ter para exercer a profissão no Brasil”, afirmou o ministro Mandetta.

Em novembro de 2018, o governo de Cuba decidiu sair do programa Mais Médicos. 

Na época, o país citou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil. 

O país caribenho enviou profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde desde o ano de 2013, quando o governo da então presidente Dilma Rousseff criou o programa para atender regiões carentes sem cobertura médica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dourados - MS
Atualizado às 05h18 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

24° Sensação
10.6 km/h Vento
47.1% Umidade do ar
0% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Domingo (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.