Eliton - Diego Farma & Farma
Probel
Sicredi
Saúde

Como o esporte auxilia no desenvolvimento da criança?

Disciplina, organização e responsabilidade são alguns dos principais benefícios

Conversion

ConversionA Conversion é uma agência de Marketing Digital com foco em SEO. Desenvolvemos conteúdos jornalísticos exclusivos para o Impacto News de diversos temas, bem como: economia, política, cultura, saúde, concurso, esporte, entretenimento e geral.

30/07/2019 09h56
Por: Redação
Fonte: Conversion / IMPACTONEWS
Divulgação
Divulgação

É de conhecimento geral que a prática de esportes é benéfica para qualquer idade. Entre os pequenos, no entanto, os benefícios são ainda mais visíveis e potencialmente favoráveis ao desenvolvimento infantil. De forma geral, especialistas indicam a prática frequente de modalidades esportivas de maneira equilibrada, respeitando a capacidade física, bem como as habilidades motoras da criança. Um alerta aos pais e responsáveis, no entanto, é que o esporte não deve ser algo imposto à criança, nem mesmo deve ser visto como uma obrigação pelo pequeno(a). Afinal, a criança deve gostar e se divertir com o esporte que escolher, e não alimentar um sonho ou desejo dos pais. 

Uma forma de incentivar a escolha e a prática de uma modalidade específica pela criança é presenteando-a com acessórios relacionados à escolha do esporte, como kimono,  chuteira adidas infantil, óculos de natação, uniformes, raquetes de tênis e outros. Isso pode ser feito tanto para crianças que estão em período escolar (quando se tem o contato inicial com a educação física) quanto em atividades paralelas motivadas pelos próprios pais.

Com a criança devidamente interessada em uma modalidade esportiva de sua preferência, os benefícios de continuar incentivando a prática são visíveis em todo o seu crescimento, com destaque para: 

  • Novos amigos e sociabilidade: Toda modalidade esportiva auxilia a criança a ter uma melhor convivência, além de fazer novas amizades. Isso porque ela passa a entender que precisa do outro, mesmo que seja para competir.
  • Disciplina e justiça: A prática constante de esporte é capaz de criar na criança uma maior abertura à disciplina (no fala e no portar apropriadamente em cada ocasião), bem como favorece o respeito às regras e o senso de justiça.
  • Mais obediência e menos impulsividade: Ao entender as regras do seu esporte, a criança entenderá como reagir diante de diferentes situações, obedecendo mais às regras e às “posturas” de sua modalidade, sem reagir impulsivamente.
  • Mais colaboração e menos egoísmo: Mesmo que a criança seja filho(a) único(a), ao praticar esportes ela aprenderá a dividir e a respeitar o momento do outro. Isso, consequentemente, irá reduzir o índice de egoísmo, aumentando a colaboração. 
  • Respeito às autoridades: Ligada à disciplina, a prática constante de um esporte ajuda a criança a entender o valor do seu professor/mestre/treinador. Isso também favorecerá um melhor relacionamento com os pais e irmãos mais velhos. 
  • Compromisso com sua saúde: Ao conviver em uma realidade mais disciplinada, como a prática esportiva exige, a criança aprenderá desde cedo a se cuidar mais. Como cair, como ficar em pé com firmeza e como se cuidar são pontos fortes trabalhados subjetivamente pelo esporte.
  • Mais responsabilidade e menos preguiça: Ao se interessar por um esporte, a criança terá prazer em frequentar as aulas e competir. Isso criará nela um rápido senso de responsabilidade com seus horários, seus materiais e seus resultados. 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.