Probel
Sicredi
Eliton - Diego Farma & Farma
Futebol Estadual

Guia do futebol: o que você precisa saber sobre o 41º Estadual de MS

Competição terá na disputa Comercial, Operário, União ABC, Novoperário, Sete de Setembro, Operário de Dourados, Águia Negra, Urso, Corumbaense, Costa Rica, Aquidauanense e Chapadão do Sul

19/01/2019 10h40
Por: Redação
Fonte: Campo Grande News
Torcedor do Operário comemorou o 11º título do Estadual no ano passado (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Torcedor do Operário comemorou o 11º título do Estadual no ano passado (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A bola vai rolar a partir deste sábado (14). Esta será a 41ª edição do Campeonato Sul-mato-grossense de futebol e o Campo Grande News traz informações para te ajudar a acompanhar a saga dos 12 participantes da Série A.

A competição será dividida em duas fases. A primeira delas será realizada em 11 rodadas. Todos jogam contra todos. Os oito que somarem mais pontos avançam para as quartas de final. Os quatro restantes, além de eliminados serão rebaixados para a Série B do ano que vem.

A medida foi tomada para enxugar a 1ª divisão. O objetivo da Federação Estadual é que a partir do ano que vem o torneio tenha somente 10 participantes.

Primeira rodada

Dos seis jogos marcados para este fim de semana, somente um não será em Campo Grande. A primeira rodada terá início no sábado com três partidas, todas às 16h. No Morenão jogam Comercial x Serc e no Jacques da Luz tem União ABC x Costa Rica. Em Aquidauana, o Operário de Dourados visita o Aquidauanense.

No domingo jogam, também às 16h, Novoperário x Urso no Jacques da Luz e Operário x Corumbaense no Morenão. Às 20h, novamente no Morenão, encerram a rodada de abertura Sete de Setembro x Águia Negra.

A dificuldade em relação à apresentação de laudos dos estádios que serão utilizados na competição foi à mesma de anos anteriores. A novidade foi o maior deles, o Morenão, que está liberado desde o início do Estadual. Mas partidas da 2ª rodada, por exemplo, precisaram ser adiadas ou transferidas de local.

Histórico

Dos 40 títulos, os donos de 27 deles estarão em campo nesta edição. O maior campeão é o Operário, total de 11, e dono do único tricampeonato consecutivo (1979 a 1981). O Galo, atual dono do título, vai em busca do bi. O último a conquistar o torneio duas vezes seguidas foi o Cene (2013/2014).

O Comercial é o segundo com mais títulos, total de 9 taças conquistadas entre 1982 e 2015. Na lista de bicampeões estão Serc (1995 e 2003), Corumbaense (1984 e 2017) e Águia Negra (2007 e 2012). O Sete de Setembro tem uma conquista (2016) e foi o último campeão inédito. Novoperário, União ABC, Operário de Dourados, Costa Rica, Aquidauanense e Urso correm em busca do 1º título.

O Operário apostará este ano em Arilson Costa. O Comercial decidiu manter o técnico Mário Tilico, treinador da edição passada, enquanto o União ABC trouxe Paulo Mulle. O Novoperário terá como treinador Piá, ex-jogador de Corinthians e Santos.

O Corumbaense se reforçou com José Humberto de Oliveira à frente da comissão técnica, vice-campeão da Copa do Verde do ano passado. Os outros treinadores que, pelo menos, iniciam o Estadual são Mauro Marino (Aquidauanense), Valdir Fortini (Sete de Setembro), Pedro Caçapa (Urso), Rodrigo Azevedo (Chapadão do Sul), José Rousseng Souza (Operário de Dourados), Glauber Caldas (Costa Rica) e Rodrigo Casca (Águia Negra).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Dourados - MS
Atualizado às 11h58
24°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 16°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

52%

Umidade

Fonte: Climatempo
Eliton - Construmil
Gi Atelier - Inst
Eliton - Escola Denise
Supremo Disk Chopp
Municípios
Nicolly Laços
Mercearia Juninho
Lanchonete Point
Últimas notícias
Eliton - Auto Brilho
Comercial 101
Mais lidas
Eliton - TEC
Eliton - HPM