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Mantenha a saúde dos seus ossos com uvas verdes; saiba aqui como

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12/12/2018 22h56
Por: Redacao
Fonte: Tua Saúde

As uvas são frutas ricas em antioxidantes e água, especialmente na sua casca, que trazem benefícios para a saúde como prevenir câncer, evitar a fadiga muscular e melhorar o funcionamento do intestino. Cada variação de uva traz propriedades específicas, e têm-se um maior benefício ao se variar o consumo de uvas verdes e roxas.

Veja a seguir as propriedades de cada uma e o quanto se deve consumir.

Uvas Roxas

As uvas roxas são especiais principalmente por serem a maior fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante que está presente em grandes quantidades na sua casca. Ela traz benefícios como:

  1. Prevenir câncer, por ser rica em resveratrol e compostos fenólicos, antioxidantes que mantêm o desenvolvimento adequado das células;
  2. Prevenir doenças cardiovasculares: seus componentes antocianinas, taninos e flavonoides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a evitar o aparecimento de aterosclerose;
  3. Melhorar o intestino: especialmente quando consumidas com cascas e sementes, o que aumenta o seu teor de fibras;
  4. Prevenir anemia: por ser rica em ácido fólico.

As uvas roxas passam o resveratrol para o vinho tinto, e por isso o consumo moderado de vinho também ajuda a prevenir câncer e doenças cardiovasculares. Saiba quanto consumir por dia.

Uvas Verdes

As uvas verdes são mais fáceis de plantar e seus frutos estão presentes praticamente durante todo o ano, trazendo benefícios como:

  1. Melhorar a circulação, por ser rica em minerais como ferro e potássio, que aumentam a oxigenação das células;
  2. Prevenir câncer, pois também são ricas em antioxidantes como catequinas e vitamina C;
  3. Controlar a glicemia, pois contém menos açúcar que as uvas roxas e é rica em vitamina B1, importante para o processamento de carboidratos no organismo;
  4. Manter a saúde dos ossos, por ser rica em vitamina K e B1, importantes para aumentar a fixação de cálcio na massa óssea.

É importante lembrar que os sucos de uva, especialmente os integrais, possuem uma alta concentração do açúcar dessa fruta e baixa quantidade de fibras, o que favorece o descontrole da diabetes e o aumento do peso.

Composição Nutricional das Uvas

A tabela a seguir mostra a composição nutricional para 100 g das duas variedade de uvas e 100 ml do suco integral:

Nutriente Uva Itália (verde) Uva Rubi (roxa) Suco integral
Energia 53 kcal 49 kcal 88 kcal
Carboidrato 13,6 g 12,7 g 14,5 g
Proteína 0,7 g 0,6 g 0,3 g
Gordura 0,2 g 0,2 g 0 g
Fibras 0,9 g 0,9 g 0 g
Vitamina C 3,3 mg 1,9 mg 0 g
Vitamina B1 0 g 0,02 mg 0 g
Fósforo 12 mg 23 mg 0 g

Por ser mais concentrado, é aconselhado diluir o suco de uva integral em um pouco de água, ajudando a reduzir a quantidade de açúcar da fruta consumido, que em excesso pode levar ao ganho de peso e descontrole da diabetes. Saiba também como usar a farinha da uva.

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