domingo, 20 de janeiro de 2019
(67) 99607-2306
Eleições 2018

28/10/2018 às 17h57

73

Redacao

Deodápolis / MS

TRE registrou 11 ocorrências e teve até mesária detida durante votação em MS
Ainda no Estado, 108 urnas eletrônicas apresentaram problemas e 54 foram trocadas
TRE registrou 11 ocorrências e teve até mesária detida durante votação em MS
Eleitor detido em Campo Grande; Estado registrou 11 ocorrências até 16h30. (Foto: Kísie Ainoã)

Balanço divulgado há pouco pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) aponta que, até as 16h30 deste domingo (28), foram registradas 11 ocorrências diversas envolvendo eleitores, mesários e outros participantes do segundo turno das eleições. Uma mesária foi detida por abandonar os trabalhos e não retornar à seção eleitoral.

Houve cinco eleitores flagrados filmando a votação, o que configura violação ao sigilo do voto. Os casos ocorreram em Campo Grande, Bataguassu e Ribas do Rio Pardo. Os votantes foram conduzidos pelas autoridades policiais.

Já em Maracaju, uma mesária foi detida por deixar os trabalhos para almoçar e não voltar à seção. Ela teria pego, sem autorização, o certificado de participação no segundo turno das eleições da mesa do presidente da seção.

Bonito foi a cidade com o maior número de incidentes: cinco. Um eleitor foi detido por crime de desobediência e quatro por ingerirem bebidas alcoólicas em local público –violando a resolução que trata da Lei Seca e veta o consumo de álcool nas ruas e estabelecimentos comerciais das 3h às 17h (com exceção de restaurantes e similares das 11h30 às 13h30).

Urnas – No total, 108 urnas eletrônicas apresentaram problemas no Estado durante o segundo turno das eleições, neste domingo (28). Deste total, metade (54) apenas demandaram ajustes para continuar funcionando, e o restante necessitou ser substituída.

Conforme a assessoria da Corte, dentre as urnas que precisaram de ajustes, 14 estavam em Campo Grande. Os problemas envolveram ajustes de data e hora e trocas de impressora, bobina, tomadas ou baterias, solucionados com a equipe de apoio técnico do tribunal.

Também foram substituídas 54 urnas, 23 na Capital, o equivalente a 0,82% do total de 6.533 urnas usadas neste segundo turno. Os problemas envolveram visor e leitura biométrica com problema, desligamentos e erros de hardware. As urnas foram substituídas e a eleição prosseguiu.

FONTE: Campo Grande News

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium